A Caoa Hyundai do Brasil já exibe em suas concessionárias, há alguns dias, o novo modelo Santa Fe que apresenta atributos prometendo estremecer o segmento de SUVs de luxo. Revelado no exterior no ano passado, o modelo
sul-coreano trazido pela Caoa, importadora oficial da Hyundai no país, foi totalmente renovado e será oferecido exclusivamente em versão para sete pessoas. O preço ficará em torno de R$ 300 mil.
O visual do Santa Fe ficou alinhado à nova linguagem de estilo da Hyundai. Na frente, destacam-se os faróis afilados (separados do conjunto auxiliar) e a grade com formato de colmeia. Atrás, chamam a atenção as lanternas, para-choque e spoiler redesenhados. Nas laterais as linhas ganharam aspecto mais “musculoso” e as rodas de liga leve de 19″ têm desenho exclusivo.
Uma ampla lista de itens de série chama a atenção: entre eles está o farol inteligente. O sistema adapta o facho de iluminação automaticamente para não atrapalhar os motoristas que vêm no sentido oposto ao do SUV.
Também no quesito segurança há sistema de frenagem de emergência e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Sensores de obstáculos na dianteira e traseira, detector de ponto cego, assistente de arrancada em rampa e controle de velocidade em descidas são outros destaques.
O novo Hyundai Santa Fe traz controle do sistema de freios em curvas. Entre os itens voltados ao conforto e conveniência está a central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque. O dispositivo é compatível com celulares com sistema operacional Android Auto e Apple CarPlay. Há também carregador de smartphone sem fio e câmeras de 360°.
O sistema de som é da marca norte-americana Infinity. Há cinco alto-falantes e dois tweeters na dianteira, além de subwoofer e amplificador.
Outros itens importantes do novo Santa Fe são teto solar panorâmico, abertura das portas por aproximação e partida por botão (não requerem o uso da chave) e ar-condicionado digital. O painel de instrumentos traz tela de TFT de 7 polegadas.
O SUV de luxo tem motor de 3.5 V6 a gasolina, que substitui o 3.3, também de seis cilindros, do Santa Fe anterior. Agora, são 280 cv de potência, 10 cv a mais que “antigo”. O torque é de 34,3 mkgf a 5.000 rpm. O ganho ante o 3.3 é de 1,7 mkgf. O câmbio automático de seis marchas deu lugar a uma nova caixa, de oito velocidades. O novo Santa Fe traz sistema de tração 4×4 por demanda.
O novo modelo tem garantia total de cinco anos, sem limite de quilometragem. Durante os primeiros 12 meses há serviço de assistência 24 horas, com cobertura feita pela Caoa em todo o país.