Início Cidades Ecopontos de Itapevi atingem até novembro coleta de 465 toneladas de materiais...

Ecopontos de Itapevi atingem até novembro coleta de 465 toneladas de materiais inservíveis

0
Postos para descartar resíduos estão disponíveis no Jardim Rosemary e na Cohab

A fim de combater o descarte irregular de resíduos, a Prefeitura de Itapevi oferece à população dois Ecopontos que recebem, através de entrega voluntária, pequenos volumes de materiais inservíveis, grandes objetos (madeira e pneu) e resíduos recicláveis, a fim de evitar o descarte incorreto em vias públicas ou próximo ao leito de rios. Os Ecopontos de Itapevi recebem gratuitamente o material e estão localizados no Jardim Rosemary, à rua Licínio Adelino da Costa, 15; e na Cohab à estrada Lucinda de Jesus Silva, 1015.
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais da cidade, no período de janeiro a 26 novembro de 2019, foram coletadas 465 toneladas de material, sendo 42,6 toneladas de pneus e 423 toneladas de resíduos de madeira. Nesse período, o equipamento da Cohab recolheu cerca de 391 toneladas de resíduos de madeira; 42,1 toneladas de pneus; 185 colchões; 569 sofás e 383 litros de óleo de cozinha usado. Já o Ecoponto do Rosemary recolheu 497 quilos de pneus; 32 toneladas de resíduos de madeira; 30 sofás; 18 colchões; 208 litros de óleo de cozinha usado e 371 equipamentos eletrônicos (como computadores, televisores e eletrodomésticos) – o dispositivo é o único habilitado a receber esse tipo de material.
O prefeito Igor Soares (Pode) avaliou tais números: “É importante ver que os moradores de Itapevi estão se conscientizando e fazendo a coisa certa; com esse material recolhido nos Ecopontos, a cidade acaba ficando mais limpa e bonita e ainda gera uma renda para os trabalhadores das cooperativas”.
Todo o conteúdo descartado é entregue a cooperativas parceiras e ao sistema de logística reversa das empresas fabricantes dos produtos.
O horário de funcionamento dos Ecopontos vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

DENÚNICAS
A população itapeviense pode fiscalizar o descarte irregular de resíduos e as denúncias podem ser feitas pelo telefone 4143-7600 (ramal 1129), do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Além disso, também é possível agendar ações da operação Cata-Bagulho para retirada de resíduos volumosos na residência. Os telefones para informações são os 4205-4347 e o 4205-4345.
Pessoas flagradas poderão receber multas de até R$ 14.880,00.

Sair da versão mobile