Novos focos e arco cirúrgicos ‘guiam’ procedimentos médicos no Hospital de Barueri
No final do ano passado, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Doutor Francisco Moran (HMB) recebeu sete focos cirúrgicos e um arco cirúrgico, aparelhos utilizados em procedimentos que permitem ampla variedade de aplicações em procedimentos operatórios. Com aproximadamente 700 procedimentos por mês, o centro cirúrgico do hospital de Barueri realiza cirurgias reparadoras e até neurológicas; desta forma, os focos cirúrgicos mantêm a iluminação constante e auxiliam no processo das intervenções convencionais.
Já o arco cirúrgico é um equipamento de radiografia (raio-X) que produz imagens em tempo real por meio do monitor e é utilizado em especialidades como ortopedia, procedimentos crânio-maxilo-faciais, avaliações da coluna vertebral, da cabeça e do pescoço, neurocirurgia e cirurgias vascular e geral.
“Operar sem foco é como dirigir à noite sem farol em uma via sem luz, ou seja, apresenta alto risco de danos; da mesma forma, alguns procedimentos só podem ser realizados com o arco cirúrgico, pois é a produção de imagens em tempo real que guiará o cirurgião”, explicou Ernesto Imakuma, cirurgião geral do HMB.
Além dos equipamentos de foco e de arco cirúrgico, o HMB também recebeu mesas cirúrgicas e macas hospitalares.