Início Geral PZ Linhas intermunicipais de toda a região já operam com novos preços e...

Linhas intermunicipais de toda a região já operam com novos preços e estudantes podem começar a usar os passes Livre e Escolar

0
O reajuste nas tarifas começou a vigorar no último final de semana

Sem muita divulgação, começaram a valer no domingo, 26 de janeiro, os novos valores das tarifas de transporte por ônibus intermunicipais nas cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo: Grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba/Litoral Norte.
Os índices de reajuste foram definidos pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e, segundo o órgão, levaram em conta o aumento dos combustíveis e a elevação do custo de mão de obra.
Na Região Metropolitana de São Paulo, dividida em cinco áreas de operação, o sistema metropolitano opera com 546 linhas que transportam diariamente 1,7 milhão de passageiros. Os índices médios de reajuste são os seguintes:
Área 1 – Nas linhas intermunicipais operadas pelo Consórcio Intervias o índice médio do reajuste das tarifas atingiu 5,25%. Essa área inclui a região dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, entre outros.
Área 2 – O Consórcio Anhanguera, que atende Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e região, teve o reajuste médio das tarifas das linhas metropolitanas de 5,49%.
Área 3 – As linhas intermunicipais de responsabilidade do Consórcio Internorte tiveram reajuste médio de 4,85%. A área atendida pelas empresas operadoras envolve as cidades de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.
Área 4 – As linhas metropolitanas operadas pelo Consórcio Unileste e que atendem às cidades da região de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, entre outras, tiveram reajuste médio de 6,07%.
Área 5 – As linhas intermunicipais operadas por 16 permissionárias que atendem aos passageiros da região do ABC tiveram reajuste médio de 5,64%.
A nova tarifa das linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus –Jabaquara), de responsabilidade Concessionária Metra, passa a ser de R$ 5,10, um reajuste de 6,47%.
Os valores das novas tarifas estão disponíveis no site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP): www.emtu.sp.gov.br.

PASSES LIVRE E ESCOLAR

A EMTU também informou que a partir deste sábado, 1º de fevereiro, estará disponível a utilização da cota para o Passe Livre do transporte metropolitano aos estudantes que tiveram sua solicitação aprovada em 2020.
Nessa mesma data será iniciada a venda de créditos eletrônicos para a modalidade Meia Tarifa. Os benefícios valem para as cinco regiões metropolitanas gerenciadas pela empresa: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba/Litoral Norte.
Desde 6 de janeiro, os interessados em utilizar o Passe Livre ou Passe Escolar (Meia Tarifa) podem preencher os formulários de requisição ou revalidação, desde que as instituições de ensino tenham cadastrado os estudantes e professores que desejam usar o benefício no ano letivo de 2020. O processo é realizado pela escola em acesso exclusivo ao site www.emtu.sp.gov.br (aba “parceiros”) e é fundamental, para viabilizar o passo seguinte, que é a solicitação pelo estudante/professor.
O Passe Livre e o Passe Escolar (Meia Tarifa) nas linhas intermunicipais poderão ser obtidos pelo estudante que residir em um município e estudar em outro dentro de uma das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. O professor terá direito à meia tarifa se residir em um município e lecionar em outro e utilizar linhas intermunicipais metropolitanas no trajeto de sua residência para a escola e vice-versa.
Em 2019, foram emitidos 154.700 benefícios do Passe Livre e Passe Escolar (Meia Tarifa) a estudantes e professores das regiões metropolitanas.
O Regulamento 2020 do Passe Escolar está disponível no site www.emtu.sp.gov.br. A situação das solicitações poderá ser acompanhada pelo link www.emtu.sp.gov.br/passe.

Sair da versão mobile