Início Cidades Mutirão contra mosquito Aedes aegypti começou em Itapevi e segue até o...

Mutirão contra mosquito Aedes aegypti começou em Itapevi e segue até o mês de março

0
Além do combate ao mosquito, os agentes também dão esclarecimentos à população

Na terça-feira, 28 de janeiro, a Prefeitura de Itapevi deu início ao mutirão que promove anualmente contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Com o propósito de combater os focos criadouros, os servidores municipais visitarão as casas das regiões programadas para passar informações de controle e vistorias, observar a existência do foco do mosquito e, se necessário, realizar a instalação de telas nas caixas d’águas.
Diferentemente dos anos anteriores, quando a ação ocorria sempre aos sábados, o mutirão será realizado durante a semana, começou pelo bairro de Amador Bueno, e visitará outras regiões até o início de março (ver quadro). Juntamente com os agentes de saúde, o caminhão Cata-Bagulho circulará pelas ruas visitadas durante os mutirões para recolher móveis velhos e inservíveis de grande porte, guardados em casa e que podem acumular água.
Números divulgados pela Prefeitura mostram que, em 2019, foram realizados 14 mutirões de combate ao mosquito em Itapevi: 10 mil casas foram visitadas pelas equipes de saúde, 950 caixas d’água foram teladas e 70 criadouros eliminados. O Programa Bairro a Bairro também colaborou com o trabalho, com equipes desde outubro nas ruas de diversos bairros realizando serviços de zeladoria urbana, como limpeza das margens de córregos e rios, retiradas de entulho e resto de madeiras de locais públicos, capinagem em terrenos e calçadas públicas, entre outros serviços.
“A redução nos casos em nossa cidade é fruto de muito trabalho e planejamento de diversas ações intersecretariais, todas unidas para combater esse grave problema”, afirmou o prefeito Igor Soares (Pode).

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução é favorecida por água limpa e parada, a partir dos ovos deixados pela fêmea em diversos criadouros.
Como forma de combate aos criadouros, deve-se evitar recipientes com água utilizando medidas como: depositar o lixo em locais para esta finalidade, descartar copos e garrafas em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.
Outras medidas são verificar e evitar acúmulo de materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d’água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas é encontrada nesses reservatórios.

BAIRROS A SEREM VISITADOS PELO MUTIRÃO

Local/ Data

Jardim Santa Rita /31 de janeiro e 3 de fevereiro
Cohab/ 4 de fevereiro
Alto da Colina /5 de fevereiro
Parque Suburbano/ 6 e 7 de fevereiro
Jardim Rosemary/ 10 e 11 de fevereiro
Jardim Briquet/ 12 de fevereiro
Chácara Santa/ Cecília 13 e 14 de fevereiro
Cardoso/ 19 e 20 de fevereiro
Vitápolis/ 21 e 27 de fevereiro
Jardim São Carlos/ 28 de fevereiro e 2 de março
Centro/ 3 de março

Obs.: A ação foi iniciada em 28/1 e já passou por Amador Bueno e Vila Gióia.

Sair da versão mobile