O prefeito de Jandira, Paulo Barufi (PTB), recepcionou na sexta-feira, 31 de janeiro, seu colega prefeito da cidade de Kameoka, no Japão. Takahiro Katsuragawa estava acompanhado do vice, Narumi Nakayama. A agenda da visita permitiu diversos compromissos, marcando inclusive o início das comemorações dos 35 anos do convênio de cidades-irmãs firmado entre os dois municípios.
O Paço Municipal de Jandira centralizou o cerimonial cívico, com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos do Brasil, Japão e de Jandira. Em seguida, os dois prefeitos tiveram uma reunião que serviu, inclusive, para definir detalhes da volta da comitiva de Kameoka à cidade ainda neste ano para a celebração do aniversário de irmandade.
O dia ainda foi marcado por diversas visitas a diferentes pontos da cidade, como a Praça de Eventos, a Casa da Criança e a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cidade de Kameoka, no Jardim Gabriela, unidade fundada há justos 35 anos simbolizando a união entre os municípios. No Portal Ecológico, os dois prefeitos plantaram uma muda de pau-brasil e de cerejeira, e acompanharam uma apresentação dos atletas jandirenses de judô e capoeira.
Paulo Barufi também pôde apresentar ao prefeito Takahiro Katsuragawa e comitiva a Área de Lazer do Trabalhador, o Tablado, onde foi oferecido um almoço com uma das tradicionais comidas brasileiras, a feijoada.
Barufi exaltou a relação com Kameoka e a expectativa da próxima visita. “Foi uma boa oportunidade de apresentar a cidade e conversar com o prefeito, dando total apoio, como também acertar alguns detalhes sobre a vinda da comitiva que celebrará os 35 anos de união”, destacou.
Para encerrar o encontro, a noite foi marcada pelo jantar na residência do Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.