Início Cidades Festa dos 61 anos de Itapevi deve se prolongar até abril

Festa dos 61 anos de Itapevi deve se prolongar até abril

0

Prefeitura lista 61 ações para comemorar aniversário de emancipação de Itapevi

Na terça-feira, 18 de fevereiro, Itapevi comemorará 61 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, o prefeito Igor Soares (Pode) listou o mesmo número de ações (61) que a administração já começou e continuará implementando na cidade até abril.
Apesar de já ter iniciado a “contagem” dessas ações, a equipe de Soares não divulgou a lista de todas elas. Em suas redes sociais, o prefeito a abriu a da seguinte forma: 1ª ação – inauguração da Farmácia Dose Certa, no dia 5/2, instalada na praça 18 de Fevereiro; 2ª ação – entrega da Unidade Móvel de Saúde, no dia 6/2, no bairro Quatro Encruzilhadas; 3ª ação – derrubada de uma escola de madeira (Cemeb Giovani Cornaro) no bairro Engenheiro Cardoso, no dia 6/2, espaço que deverá dar lugar à terceira unidade da Escola do Futuro na cidade; 4ª ação – entrega de uniformes e de materiais escolares, no dia 7/2 e; também no dia 7/2, a 5ª ação – entrega do prêmio Professor Nota 10 aos educadores que se destacaram em projetos nas escolas da rede municipal.
Como essa agenda extrapolará a data oficial do aniversário, também o aguardado show musical não deverá ocorrer nos próximos dias. Sabe-se que a apresentação, que deverá ter a dupla Zé Neto e Cristiano, será em 21 de abril, quando o prefeito também pretende inaugurar o Parque Municipal.

SESSÃO SOLENE

Ao contrário de uma programação da Prefeitura que foge à própria data oficial, na Câmara Municipal – esta sim no dia 18/2 – uma sessão Solene marcará a data. Sob a tutela do presidente do Legislativo, vereador Professor Rafael (Pode), os demais integrantes da Casa se juntarão às demais autoridades municipais em cerimônia que deverá homenagear famílias e pessoas diretamente ligadas à emancipação, há 61 anos.
A sessão começará às 15 horas no plenário Bemvindo Moreira Nery, localizado na rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi. Depois disso, ainda no dia 18, a Partir das 19 horas, a Câmara sediará culto de ação de graças com a participação de representantes de diferentes igrejas da cidade. A participação do público estará aberta.

BAIRRO DE COTIA

Itapevi começou a se formar por volta de 1850, quando ainda era bairro da vizinha Cotia. O local ganhou, em 1875, do Imperador Dom Pedro II, a estação de Cotia, que não passava de um simples rancho com cobertura de sapê.
Em 1940 chegou a Itapevi o empresário Carlos de Castro. Ele adquiriu de Joaquim Nunes vasta gleba de terra, dando origem ao loteamento do Parque Suburbano e do Jardim Bela Vista. A partir daí se acelerou o desenvolvimento do local.
Com a estação ainda batizada de Cotia e a própria sede do município chamada de Vila Cotia, criavam-se enormes confusões, notadamente ao serviço de correios e de telegramas para que as correspondências e pessoas chegassem e localizassem os endereços em Itapevi.
Em 1945, Carlos de Castro conseguiu com o então ministro Cardoso João Alberto que a estação tivesse o nome alterado para Itapevi.
A partir daí e já dentro de um espírito emancipacionista presente em toda a região, integrantes da sociedade iniciaram o movimento de autonomia do distrito, fazendo a população se empenhar em massa. Seus idealizadores eram homens como o próprio Castro, Américo Christianini, Cezário de Abreu, Bonifácio de Abreu, Rubens Caramez, Raul Leonardo e José dos Santos Novaes.
Em plebiscito realizado em 1958, cerca de 900 pessoas optaram pela emancipação, contra 30. Naquele mesmo ano foi formalizada a lei que criava o município de Itapevi, instalado oficialmente em 18 de fevereiro de 1959. Seu primeiro prefeito foi Rubens Caramez.
Hoje Itapevi conta com 237.700 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está sob administração de Igor Soares (Pode), que exerce, desde a vitória nas eleições de 2016, com 68.942 votos, o seu primeiro mandato. A Câmara Municipal tem 17 vereadores e será presidida por Professor Rafael (Pode), até dezembro de 2020.
O dia 18 de fevereiro é feriado municipal em Itapevi.

OUTRAS AÇÕES JÁ DEFINIDAS NA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

– Sábado, 15/2 – Entrega do Castramóvel
– Domingo, 16/2 – 4ª Corrida Oficial de Itapevi
– Terça-feira, 18/2 – Entrega de viaturas à Guarda Municipal
– Quinta-feira, 27/2 – Início das obras da Etec na Vila Santa Rita
– Sábado, 18/4 – Marcha para Jesus.
– Segunda-feira, 20/4 – II Mega Fight Championship (MMA)

Para o mês de março, ainda sem as datas divulgadas, a Prefeitura anuncia: pavimentação do corredor de ônibus do Monte Serrat, da Estrada Cruz Grande e das ligações do Centro ao Ambuitá e do Ambuitá a Amador Bueno; início das obras do Skate Park; da passarela da CPTM, no Centro; da UBS Jardim Briquet e do novo pronto-socorro do Cardoso; além de 10 areninhas esportivas em diversos bairros.

Instalada oficialmente em 1959, Itapevi tem atualmente mais de 237 mil habitantes

Sair da versão mobile