Início Cidades Saúde de Barueri identifica índice de mortalidade infantil abaixo da média estadual

Saúde de Barueri identifica índice de mortalidade infantil abaixo da média estadual

0
Criança é acompanhada desde a gestação até os dois primeiros anos de vida

Ao final de 2019, o sistema de saúde de Barueri recebeu informações de mais um levantamento sobre os índices de mortalidade infantil no Estado de São Paulo. O apontamento, com dados relativos ao ano de 2018, foi promovido pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos) e revela que a cidade estaria conseguindo reduzir tais índices.
Segundo os números divulgados pela administração municipal, Barueri registrou média de 8,3 óbitos infantis a cada 1.000 nascidos vivos, o que colocaria a cidade entre os 198 municípios paulistas com taxas abaixo da média estadual: 10,7. Em 2018, o município teve 5.690 nascidos vivos e 52 óbitos de menores de 5 anos —  47 deles de crianças com até 1 ano de vida. Os dados são baseados na população residente à época: 259.793 pessoas.
Ainda segundo o mapa organizado pelo setor de saúde do município, os números da mortalidade infantil em Barueri se vêm mantendo baixos desde 2016 (quando a taxa foi 8,1), seguida de 8,0 em 2017 até chegar em 8,3 no levantamento mais recente. Mesmo tendo subido três pontos, a administração considera tal situação positiva, pois estaria abaixo da média estadual.
A médica pediatra e diretora da Saúde da Criança na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde de Barueri (Cabs), Vera Freire Gonçalves, disse que esses números têm sido acompanhados de perto. Em material divulgado à imprensa, ela mencionou a atenção integral materno-infantil desenvolvida na cidade há anos, que prevê atendimento multidisciplinar à família desde a descoberta da gravidez até os dois primeiros anos da criança.
“Ter esse pré-natal com qualidade, fazendo a classificação de risco desde o início, faz com que toda a gestação, complexa ou habitual, seja assistida, e isso dá à criança melhores condições de gestação e nascimento, além da integração da maternidade também”, ressaltou a pediatra.
Os maiores índices de mortalidade infantil em Barueri ocorreriam no período neonatal precoce (primeira semana completa ou sete primeiros dias de vida do bebê), geralmente relacionados à prematuridade, a más formações e a outras intercorrências. Gestações e partos de alto risco são destinados ao Hospital Municipal de Barueri (HMB), que atende especificamente esses casos.

Sair da versão mobile