Início Política Direção estadual desmente prévias e destituição de Lindoso do PSDB de Osasco

Direção estadual desmente prévias e destituição de Lindoso do PSDB de Osasco

0
A reunião na direção estadual aconteceu na segunda-feira, dia 2

Desafetos e correligionários do atual presidente do diretório municipal do PSDB de Osasco, o vereador Doutor Lindoso, comemoraram nesta semana o que parecia ser uma decisão que poderia enfraquecê-lo no comando da sigla. No final do ano passado, depois de ter apresentado argumentos de que integrantes da legenda na cidade teriam feito campanha contra o governador eleito João Doria (do mesmo PSDB), Lindoso foi nomeado presidente do diretório municipal por decisão da Executiva estadual. Antes disso, já se apresentava como pré-candidato a prefeito, gerando contrariedade em outros integrantes do ninho tucano osasquense.
No final do mês de fevereiro, o ex-presidente do diretório, Silas Bortolosso, tentou na Justiça rever a decisão estadual, sem obter êxito. O vereador De Paula, também contrário à pré-candidatura de Lindoso, vem se apresentando como postulante à mesma empreitada e defendendo que o partido deveria realizar prévias para decidir qual seria o melhor candidato.

REUNIÃO EM SP

No início desta semana, dia 2, uma reunião da direção estadual do partido, na Capital paulista, apresentou a Resolução nº 01/2020 que chegou a animar os adversários de Lindoso. Pelo documento, assinado pelo presidente do PSDB de São Paulo, Marco Vinholi, o tucanato poderá realizar prévias para a escolha de candidatos em cidades onde existam mais de uma candidatura a prefeito. “Nos municípios onde houver mais de uma pré-candidatura a prefeito do PSDB, a escolha poderá ser feita através de eleições prévias, convocadas e regulamentadas pela respectiva Comissão Executiva Municipal, com prazo limite para a sua realização até 31 de maio do ano da eleição”, lê-se no documento.
A Resolução listou, ainda, regras para registro de candidaturas e direito a votos de seus filiados.
Pore meio de sua assessoria de imprensa, De Paula foi o primeiro a se manifestar, por meio da seguinte nota: “Fico feliz de saber que Osasco realizará prévias para definir o candidato a prefeito pelo PSDB. Assim, quem tiver o apoio da maioria dos tucanos vai ser escolhido. Quem ganha com isso é a democracia”.
O vereador também appontou que esteve, inclusive, na reunião da Executiva estadual. E foi ainda mais longe, afirmando que a direção estadual suspendeu a dissolução do diretório municipal de Osasco, pelo que comemorou: “Estão tentando usar o PSDB para objetivos pessoais, mas a justiça está sendo feita. O PSDB pertence a seus filiados e não a uma única pessoa”.

‘MENTIRA’ CONFIRMADA

Consultado pela reportagem do jornal Página Zero, Lindoso mostrou-se tranquilo ao afirmar que tudo não passava de uma “mentira” dos demais integrantes da legenda: que em Osasco não haveria prévias pois já existe um pré-candidato – que é ele mesmo -; e que a direção estadual não havia sequer discutido a anulação da medida que o colocou como presidente do diretório.
De fato, depois de a notícia se alastrar, a própria direção estadual do PSDB publicou a “Nota sobre as prévias em Osasco”, na qual comunicou taxativamente: “(…) o Diretório Estadual do PSDB não tomou qualquer decisão a respeito de realização de prévias na cidade de Osasco. Nesta segunda-feira, 02/03, o Diretório aprovou a resolução que estabelece as regras para a realização de prévias nas cidades onde não houver definição de candidatura, que não é o caso de Osasco, onde o PSDB terá como seu representante no pleito municipal o vereador Dr. Lindoso. É preciso ressaltar ainda que é mentirosa a afirmação de que o processo de dissolução do diretório foi suspenso. O processo não foi sequer avaliado no encontro da última segunda-feira, já foi aprovado pela Executiva e será tema de nova reunião de diretório a ser agendada para os próximos dias. Assim, o diretório municipal de Osasco segue com intervenção, tendo como presidente o Dr. Lindoso”.
Depois disso, já em outra “Nota de Esclarecimento”, o vereador De Paula se lamentou sobre todo o ocorrido, inclusive com o desmentido às suas declarações anteriores: “O Artigo 1º da resolução (…) contraria a nota divulgada pelo diretório estadual, pois não há no texto mencionado nenhuma restrição a qualquer município. E Osasco, como prevê a resolução, apresenta mais de uma pré-candidatura a prefeito pelo PSDB. A não se respeitar o Artigo 1º da resolução, restará claro que o PSDB de Osasco vive, atualmente, um estado de exceção”, disse o vereador e completou: “Tampouco, não foi esse o entendimento – de que não haverá prévias – havido pelo grande grupo de filiados presentes na sede do diretório, tampouco da conversa havida entre os membros da Executiva municipal ora afastados e o presidente estadual Marco Vinholi, que reiterou seu desejo de buscar um entendimento para a melhor solução do impasse de Osasco”.

De Paula
Lindoso

Sair da versão mobile