Início Cidades As principais decisões e medidas adotadas contra o coronavírus

As principais decisões e medidas adotadas contra o coronavírus

0

Os governos federal, estadual e municipais têm adotado desde a semana passada uma série de medidas para combater a disseminação do coronavírus (Covid-19). Cada um desses entes federativos tenta fazer com que tais informações cheguem mais rapidamente aos cidadãos, que, por sua vez, também têm recebido as notícias de forma avolumada. O jornal Página Zero, no texto abaixo, publica cada um dos principais comunicados oficiais que chegaram à Redação a fim de que o leitor tenha, num único arquivo, o que de mais importante foi divulgado até agora. Os textos estão na íntegra, como recebidos no jornal, com a identificação (ao final) de seus autores.

Aulas da rede estadual de SP começam a ser suspensas a partir desta segunda-feira, 23

Desde a segunda-feira , 16, as escolas da rede estadual de São Paulo começam a ser suspensas gradualmente. Até sexta-feira, 20, as unidades estarão abertas para que os responsáveis pelos estudantes se organizem para mantê-los em casa.
A partir do dia 23 de março, as escolas estarão fechadas por tempo indeterminado. A medida visa a diminuir o risco de contaminação do novo coronavírus.
Desde terça-feira, 17, todos os trabalhadores da Secretaria de Educação (Seduc) com mais de 60 anos farão home office.
Durante esta semana os alunos ausentes não receberão faltas e não haverá aplicação de conteúdo pedagógico.
O Conselho Estadual da Educação se reuniu na quarta-feira, 18, para discutir como as escolas poderão manter atividades pedagógicas mesmo à distância e dessa forma garantir os dias letivos previstos pela legislação.
“Estamos em um processo de construção, nós temos um inimigo em comum. Como se defender? Com muita união e solidariedade e acolhimento. As medidas estão sendo tomadas”, afirmou o presidente do Conselho Estadual da Educação, Hubert Alqueres.
A Seduc também estuda parcerias com empresas de tecnologia para disponibilizar conteúdos por meio de EAD (ensino à distância). Além disso, a pasta analisa a questão do fornecimento de merenda para os estudantes mais vulneráveis.
As aulas na rede municipal de São Paulo também serão fechadas gradualmente assim como no Estado.
A orientação é para que a rede particular, assim como os demais municípios do Estado, também acompanhem a medida.

Resumo do comunicado da
Secretaria da Educação do Estado
de São Paulo (Assessoria de Comunicação e Imprensa), no dia 16/3/20.

Comunicado – Medida Preventivas – Coronavírus – Pirapora do Bom Jesus

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do governo do Estado de São Paulo para evitar a disseminação do coronavírus, a Prefeitura informa a adoção das seguintes medidas preventivas:

– Lar São Vicente de Paula – Visitas proibidas;

– Centro de Convivência do Idoso – Atividades suspensas por tempo indeterminado;

– Atividades suspensas nas Secretarias – Cultura // Esportes // Promoção Social;

– Atividades suspensas na Secretaria da Cultura: Biblioteca, Casa do Samba, Oficinas da Casa da Cultura. Administrativo: atendimento mantido ao público.

– As aulas seguirão gradualmente até sexta-feira , 20, para que os pais e/ou responsáveis possam se programar para acolher os filhos alunos;

– Servidores da Vigilância Epidemiológica estão orientando os setores da Prefeitura para evitar a disseminação do coronavírus;

O município está preparado para atender aos casos respiratórios graves em decorrência do coronavírus e contamos com uma equipe treinada e insumos para fazer a coleta do material de exames para diagnóstico;
nossas equipes estão treinadas e orientadas para sanar as dúvidas da população e basta entrar em contato pelos telefones 4131-2143 e 4131-2339.

Ajude a multiplicar essa informação!
Contamos com a compreensão de todos!

Resumo do comunicado da Prefeitura de Pirapora do Bom Jeus, em 17/3/2020.

Prefeitura de Carapicuíba define protocolos de enfrentamento ao coronavírus

Na quinta-feira, dia 12, o prefeito Marcos Neves se reuniu com o secretário de Saúde, Diogo Fernandes e técnicos da área para tratar sobre os protocolos de enfrentamento ao coronavírus no município. É importante ressaltar que Carapicuíba não registrou nenhum caso da doença e nem suspeitos até o momento.
A Prefeitura destacou que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde. Os pacientes que chegarem até as unidades de saúde com sintomas da doença, histórico de viagem internacional ou contato com pessoas que viajaram, receberão máscara de proteção e serão encaminhados para local reservado.
Outro ponto a ressaltar é que os profissionais de saúde do município, principalmente da área da enfermagem, estão preparados para atender aos possíveis casos de coronavírus e realizar os testes e exames necessários.
Carapicuíba também está preparada com espaço adequado caso haja necessidade de isolamento até a transferência para hospital estadual. Vale a pena ressaltar que o governador João Doria anunciou o aumento de mais de mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Estado de São Paulo.
A Prefeitura de Carapicuíba divulgou que o momento é de prudência e não de pânico. É importante que todos repassem informações sobre os procedimentos básicos, como por exemplo, lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, toalha, talheres), evitar tocar em olhos, nariz e boca, com as mãos não higienizadas; ao tossir ou espirrar, utilizar o braço ou lenços descartáveis.
Por fim, a Prefeitura esclareceu que informações atualizadas sobre as prestações de serviços serão divulgadas nos canais oficiais, sempre que necessário. Assim como o governo do Estado anunciou na quinta-feira, dia 12, não há orientação para cancelamento da prestação de serviços até o momento.

Resumo do comunicado da Prefeitura de Carapicuíba, em 13/3/2020.

 

Barueri: estão suspensos cursos, feiras e atividades culturais e esportivas

Como medida de prevenção à rápida propagação do coronavírus e seguindo orientações técnicas dos órgãos de saúde, a Prefeitura de Barueri suspendeu, por tempo indeterminado, a realização de uma série de atividades com o objetivo de evitar aglomerações (propícias ao alastramento da Covid-19).

Todas as medidas poderão ser revistas assim que houver condições epidemiológicas seguras.

– Desde a terça-feira, 17, estão suspensas todas as feiras livres da cidade organizadas pela Coordenadoria de Abastecimento (Secretaria de Suprimentos).
– O Parque da Maturidade não funciona desde a terça-feira, 17. Os Centros Comunitários estarão abertos até sexta-feira, 20, para orientação das pessoas sobre a suspensão das aulas a partir do dia 23.
– As aulas nas escolas da rede municipal e nas unidades da Fieb estão suspensas a partir do dia 23. Durante esta semana não serão registradas faltas e as famílias serão orientadas sobre como se adequar à interrupção da rotina escolar.
– Com a interrupção das competições esportivas organizadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Paulista de Futebol (FPF), não serão realizadas as partidas que estavam agendadas pela Superliga Feminina, Brasileirão Feminino e Paulistão. Também estão suspensos os programas Vidativa e Vida Saudável, as aulas das escolas de esportes e o futebol no Complexo da Vila Porto.
Campos, ginásios, quadras públicas e demais praças de esportes permanecerão fechados.
– Além do cancelamento dos eventos alusivos ao aniversário de 71 anos de Barueri, não haverá shows e encontros no Centro de Eventos, aulas nas Oficinas de Artes e nos Núcleos de Dança e de Música e edições da Feirarte. As bibliotecas e o Museu Municipal permanecerão fechados.
– Os Parques Municipais Dom José (Boa Vista), Ecológico do Tietê (Alphaville) e Taddeo Cananéia (Imperial) estão fechado.
– Servidores municipais acima de 60 anos, com exceção de quem trabalha com saúde ou segurança pública, devem trabalhar de casa, pois essa faixa etária é mais suscetível às complicações do contágio.

Resumo do comunicado da Prefeitura de Barueri, em 16/3/2020.

Prefeitura de Itapevi capacita profissionais de saúde para o combate ao coronavírus

A Prefeitura de Itapevi realizou na segunda-feira, 16, treinamento e padronização das ações para o combate ao coronavírus. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu cerca de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde, da atenção básica.
A ação apresentou protocolos médicos, de enfermagem e administrativos que devem ser seguidos no atendimento de pacientes com suspeitas da doença.
Em Itapevi, há 18 casos suspeitos da doença. Os pacientes foram atendidos e os exames coletados foram encaminhados ao Instituto Adolf Lutz. Até às 12 horas de segunda-feira, 16, nenhum resultado havia sido confirmado. No momento, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Itapevi.
O município também criou o Centro de Combate ao Coronavírus, que começou a funcionar na quarta-feira, 20, na rua José Michelotti, 97, Vila Nova Itapevi (ver matéria nesta edição).
Desde a quarta-feira, 18, as aulas da rede municipal de ensino estarão suspensas para evitar a proliferação do coronavírus nas escolas.
Todos os eventos culturais, esportivos e institucionais programados para março estão cancelados deste a sexta-feira, 13, e as aulas oferecidas pelas secretarias de Cultura e Esportes estão suspensas desde a quarta-feira, 18.
A Prefeitura também abriu crédito especial de R$ 1 milhão para ser utilizado pela saúde nos primeiros dias de combate ao coronavírus, suspendeu férias e licenças de todos os servidores da saúde. Dez médicos estão sendo contratados em regime de urgência; conseguiu com o governo federal mais cinco que serão encaminhados à cidade nos próximos dias.
A Prefeitura declarou, na quinta-feira, 12, situação de emergência na rede municipal de saúde pelo período de 180 dias. A medida foi publicada em forma do decreto 5.527, de 14 de março, na edição 726 do Diário Oficial de Itapevi.
Para garantir os efeitos preventivos junto à população também foi publicado, na terça-feira, 17, o decreto 5.528, no Diário Oficial 727. Este segundo documento trata das medidas públicas, na área da saúde, para enfrentar emergencialmente o novo coronavírus devido à sua importância internacional.

Resumo de comunicados do Departamento de
Comunicação da Prefeitura de Itapevi, de 16 e 17/3/2020.

Nota Oficial: Osasco adota medidas contra Covid-19

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou novas medidas protocolares em relação à Covid-19. As informações constam no Decreto nº 12.391, de 16 de março de 2020, publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco (Iomo), edição nº 1815, nesta segunda-feira, 16.
Atualmente existem 30 casos suspeitos notificados. Destes, somente 6 (seis) têm critérios (sinais e sintomas e mais histórico de viagem ou contato com suspeito).  Até o momento já foram descartados 12 casos por critério laboratorial.

De acordo com o Decreto, ficam suspensos em âmbito municipal:

– todo e qualquer evento público, incluída a programação de equipamentos culturais, esportivos e dos parques municipais.
– as aulas serão suspensas gradativamente na rede municipal de ensino e também na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito), entre os dias 16 e 20/3, exceto as aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que estão suspensas desde a segunda-feira, 16/3.
– a partir do dia 23/3, às aulas em todas escolas municipais, que inclui Creches, Emeis e Emefs e Fito estarão suspensas. Para as escolas particulares do município, a orientação é que adotem as medidas.
– outra medida adotada é com relação à alimentação das crianças e adolescentes das unidades escolares, que serão mantidas, mediante avaliação da Secretaria de Educação.
– atividades esportivas e atividades para a terceira idade estão suspensas desde a segunda-feira, 16/3.
– jogos já agendados nos ginásios e estádios municipais acontecerão de portas fechadas, para não prejudicar o calendário das competições já em andamento.
– as férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco estão suspensas até 15/5.
– os atendimentos a casos suspeitos são realizados nas UPAs Centro, Vila Menck e Jardim Conceição, com reserva de leitos de enfermaria e UTI com isolamento.
– toda a rede de atenção primária está orientada a fazer o devido acolhimento de pacientes em casos suspeitos, oferecendo a eles a orientação adequada dependendo de cada caso em específico.
– o presente decreto recomenda que o setor privado no âmbito do município adote medidas similares com o intuito de evitar a propagação do Covid-19.
De acordo com o prefeito Rogério Lins, a administração pública está trabalhando incessantemente para a contenção da disseminação do Covid-19 na cidade.
“São medidas cautelares e preventivas. E tudo aquilo que for necessário e recomendado, a cidade de Osasco adotará”, explicou o prefeito.

Resumo do comunicado da Prefeitura de Osasco (Secretaria de Comunicação Social), em 16/3/2020.

Prefeitura de Jandira decreta medidas contra Covid-19 no município

Na tarde de segunda-feira, 16, o prefeito de Jandira, Paulo Barufi, assinou o decreto municipal 4204/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), no âmbito do município.
O decreto determina uma série de medidas, entre elas a restrição de eventos com mais de 100 pessoas em locais abertos e 50 pessoas em locais fechados. Os eventos que tenham um número inferior a estes, mas não haja distância mínima de dois metros entre as pessoas, também devem sem cancelados ou adiados.
Há determinação da suspensão de aulas na rede pública municipal e privada, sendo que nas Emebs a suspensão vigora desde a quinta-feira, 19. As atividades do CRJ, Cursinho Popular e UAB, CPCI (Centro Público de Convivência do Idoso), assim como as aulas oferecidas pela Secretaria de Cultura e da Diretoria de Esportes, estão suspensas.
Os eventos já agendados, Paixão de Cristo e de 1º de maio, foram suspensos a fim de evitar aglomerações. A Área de Lazer do Trabalhador, a Cidade de Criança e o Parque Ecológico estarão fechados a partir desta semana.
A suspensão temporária se estende a serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, como atendimento ao Bolsa Família, visita domiciliar, atendimento com psicólogo e assistente social e todos os cursos disponibilizados na secretaria e nos Cras e Creas.
As férias de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na rede municipal de saúde foram suspensas até o dia 15 de maio.
O decreto prevê que os locais de grande circulação, tais como terminais de ônibus, shopping centers e comércio em geral reforcem medidas de higienização e disponibilizem álcool gel 70% para população, em locais sinalizados. As empresas de transporte coletivo também devem aumentar a higienização no interior dos coletivos.
Restaurantes, lanchonetes e bares também devem adotar medidas de prevenção, tendo que disponibilizar álcool gel 70% na entrada dos estabelecimentos e colocar as mesas com distância mínima de 1,5 metro entre elas.
“Estamos nos adiantando para atender da melhor maneira possível a nossa população. Este é um momento de tranquilidade, mas também é um momento de prudência”, disse o prefeito Paulo Barufi em vídeo nas redes sociais.

Resumo do comunicado daPrefeitura de Jandira, em 17/3/2020.

Ações da Prefeitura de Santana de Parnaíba

FÉRIAS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEGURANÇA
A administração municipal determinou a suspensão das férias dos profissionais das pastas de saúde e de segurança referentes aos meses de abril e de maio, com o objetivo de manter os serviços públicos com 100% do efetivo. Da mesma forma estarão suspensas as utilizações de bancos de horas, licenças e folgas de aniversário por parte dos servidores acima citados. A medida atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Informações: 4622-7500

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO – CCI
Para preservar a saúde dos idosos do município, que são o maior grupo de risco com relação ao coronavírus, todas as atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) estão suspensas por por tempo indeterminado. A medida atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Informações: 4154-4687.

AULAS NOS COLÉGIOS DO MUNICÍPIO
Nos colégios do município foi determinada a suspensão gradual das aulas desde o último dia 16 para que os pais possam se organizar e encontrar alternativas para a suspensão total das aulas, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 23. Vale destacar que os alunos que não comparecerem às aulas entre 16 e 20 de março não terão prejuízos com relação a faltas e às notas.

DRAMA DA PAIXÃO E EVENTOS MUNICIPAIS
No sentido de evitar aglomerações e possível disseminação do vírus, todas as atividades do “Drama da Paixão”, incluindo ensaios, estão suspensas por tempo indeterminado. Da mesma forma outros eventos como palestras, conferências, formaturas etc. também foram suspensos sem previsão para realização. Informações sobre o “Drama da Paixão”: 4622-8700

ATENDIMENTOS (PROCON/ PATs/ JUNTA COMERCIAL/ BANCO DO POVO)
Os atendimentos do Procon, dos PATs municipais, da Junta Comercial, do Banco do Povo e relativos ao IPTU serão feitos, por tempo indeterminado, somente de forma digital e por telefone. Procon: 4622-8250; Banco do Povo: 4622-8255; Sebrae – Junta Comercial: 4622-8253; IPTU: 4622-8250; PAT: 4156-3600/ 4622-8256/ 4154-1422.

AULAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO PÚBLICAS
No sentido de evitar aglomerações, a exposição ao e a possível disseminação do vírus, estão suspensas as aulas presenciais da Univesp e da FATEC. No caso das Etec as aulas serão suspensas a partir da próxima segunda-feira, 23. Univesp: 4154-2365; Fatec: 2424-2757; Etec Emerlinda: 4154-7142; Etec Bartolomeu: 4156-1435.

AFASTAMENTO DE SERVIDORES
A administração municipal determinou o regime de home office para os servidores acima dos 60 anos, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas ou que reduzam a imunidade, devidamente comprovadas. Nos casos em que não for possível a realização das atividades nas respectivas residências os funcionários serão afastados de forma remunerada. A medida visa à proteção e à prevenção dos grupos mais vulneráveis. Mais informações: 4622-7500.

ATIVIDADES ESPORTIVAS SMAFEL
Todas as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (Smafel) estão suspensas por tempo indeterminado. A medida inclui os parques municipais que também ficarão fora de funcionamento. Mais informações: 4622-8650.

Informações retiradas do site da Prefeitura de Santana de Parnaíba.

Sair da versão mobile