Seguindo exemplo e outras cidades e também de resoluções do governo do Estado, no último sábado, 21, a Prefeitura de Carapicuíba publicou mais um decreto com medidas para conter o avanço do coronavírus. Dentre elas estava listado o fechamento de parques, bibliotecas, clubes esportivos, centros e espaços culturais públicos municipais, bem assim como a suspensão de programas municipais.
Além disso, todo tipo de comércio não essencial, como bares, tabacarias, baladas e cafés devem ser fechados para evitar a aglomeração de pessoas.
Apesar das medidas, a administração municipal afirma ter constatado que alguns proprietários de estabelecimentos desrespeitaram a ordem e por isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) teria agido rapidamente para tal controle.
Ao todo, de acordo com números divulgados pela Prefeitura, de 21 a 23 de março foram fechados 214 estabelecimentos. Alguns nas vilas Menck e Municipal, rua Romanoff, estradas do Guatambu e Fazendinha, avenida Marginal do Cadaval e outras localidades. Bailes funks também foram parados.
A Prefeitura informa ainda que a Guarda continua nas ruas realizando a fiscalização e, caso o cidadão queira denunciar algum comércio não essencial que esteja aberto, pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 4183-5229.