Início Política Regional Faleceu o médico e político de Osasco, Dr. Cury

Faleceu o médico e político de Osasco, Dr. Cury

0
Dr. Cury foi vice-prefeito e vereador em Osasco

Faleceu na noite de sexta-feira, dia 27/3, o ex vice-prefeito de Osasco, Dr. Cury, que lutava contra um câncer há aproximadamente um ano.

Nascido em 18 de maio de 1933 (iria completar 87 anos), na cidade de Poloni, Interior de São Paulo, Faisal Cury chegou a Osasco em 19661.

Era formado em Medicina e pós-graduado em Administração Hospitalar. Em 1965, fundou a Associação Médica da Cidade, hoje Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional Osasco. Em 1966 instalou o Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência. Em 1968, inaugurou a maternidade Dr. Cury, de sua propriedade. Idealizou e implantou, em 1973, a Fundação da Saúde do Município de Osasco, no mesmo ano em que assumiu a Secretaria de Saúde da cidade.

Nove anos depois, em 1982, foi eleito vereador pela primeira vez. Assumiu como suplente de vereador entre 1991 e 1992 e reeleito nos pleitos de 1992 e 1996, tendo cumprido quatro mandatos na Câmara Municipal. Foi vice-prefeito nas duas gestões do ex-prefeito Emidio de Souza (PT), cargo que ocupou entre os anos de 2005 e 2012.

Em redes sociais, o ex-prefeito Emidio manifestou-se sobre a morte de Cury: “Com muito pesar recebi a notícia da morte do grande Dr. Cury. Tive a honra de tê-lo como vice-prefeito durante o período que administrei a cidade de Osasco. Médico admirado na cidade e um político muito habilidoso, Cury foi o responsável por grandes transformações no sistema de saúde de Osasco, tendo contribuído também para muitas melhorias na qualidade de vida da população e para o desenvolvimento da cidade. Aprendi muito com ele. Um grande exemplo de determinação, bondade e ética. Osasco perdeu um homem digno”.

O atual prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode) e a direção da Câmara Municipal também se pronunciaram sobre a morte do médico e político.

O corpo foi sepultado na manhã de sábado, 28, no Cemitério da Paz.

Sair da versão mobile