Início Cidades Consultas e exames no sistema de saúde público são adiados em Carapicuíba

Consultas e exames no sistema de saúde público são adiados em Carapicuíba

0

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Carapicuíba, nos últimos 15 dias, cerca de 70% dos pacientes que usam o sistema de saúde da cidade faltaram às consultas dos exames convencionais oferecidos pelo serviço público.
Por essa razão, desde a segunda-feira, 30 de março, a administração municipal determinou um novo procedimento para fluxo desses pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínica e Casa do Adolescente, como forma de evitar que eles se exponham à propagação do novo coronavírus (Covid-19). A medida prevê o adiamento de consultas e exames (inclusive coleta) já agendados, e também a suspensão temporária de novos agendamentos, exceto pré-natal, atendimentos a puérperas, crianças menores de um ano, pacientes com consultas ou exames inadiáveis, além de solicitações excepcionais a critério da equipe médica. As unidades permanecem atendendo casos suspeitos de coronavírus.
Quanto aos pacientes de risco (idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos), serão mantidos apenas os atendimentos médicos que não podem ser interrompidos, cujos benefícios da realização superam riscos associados ao cenário da epidemia de Covid-19. Esses pacientes serão devidamente avisados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também serão mantidos os agendamentos das especialidades de terapia ocupacional, nutricionista, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, exceto consultas, cujos benefícios da realização superam riscos associados ao cenário da epidemia, a critério da equipe médica. Quanto à odontologia, serão realizados apenas atendimentos de urgência e emergência no Centro de Especialidades Médicas (CEO) Ariston, localizado na rua Ipauçu,18, Cidade Ariston.
Uma vez que a cidade também participa da campanha nacional de vacinação contra a gripe, cujas doses neste primeiro período se destinam a idosos e profissionais de saúde, até o dia 15 de abril ficará suspensa a vacinação de rotina para bebês, crianças e adultos.
Os atendimentos de urgência e emergência, como os três prontos-atendimento (Infantil, Cohab II e Vila Dirce) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuam funcionando normalmente.

 

Sair da versão mobile