Na manhã de segunda-feira, dia 6, o prefeito de Jandira, Paulo Barufi (PTB) esteve na Unidade de Negócios Oeste da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para assinar o contrato que formaliza os serviços de fornecimento de água e saneamento básico na cidade. De acordo com a Prefeitura, apesar de já desenvolver o trabalho na cidade, o acordo formal entre a municipalidade e a Sabesp estava pendente há 14 anos.
Com duração para 30 anos, o contrato prevê que a Sabesp faça investimentos de aproximadamente R$ 197 milhões ao longo desses anos, possibilitando a ampliação e melhorias do sistema de saneamento – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Há também a previsão de investimento compartilhado de mais de R$ 62 milhões.
Além desses valores, o município deverá receber uma porcentagem do valor faturado pela Sabesp, que será destinado ao Fundo Municipal de Saneamento e investido em obras como limpeza, despoluição, canalização de córregos e intervenções em áreas de influência.
Por fim, o acordo prevê um plano de metas em que a companhia deverá universalizar o saneamento da cidade, que atualmente tem 46% do esgoto coletado e tratado.
Para a assinatura do documento, Barufi esteve acompanhado de seu secretário de Habitação e Planejamento, Fernando Ranzatti.