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Hospital de Barueri disponibiliza canal de atendimento para familiares dos pacientes internados por Covid-19

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O HMB também restringiu as visitas em outras dependências da unidade

Num momento em que muitos parentes de pessoas internadas nos hospitais do Estado de São Paulo têm reclamado da falta de informações, o Hospital Municipal de Barueri Doutor Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura que é gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), anuncia a criação de um Comitê de Combate à Covid-19, composto por médicos, enfermeiros e funcionários administrativos, para nortear as medidas e decisões durante o período de pandemia.
Uma das alternativas já adotadas por essa equipe foi a disponibilização do telefone (11) 2575-3314 especialmente para que os familiares dos pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 tirem suas dúvidas sobre o tratamento oferecido. Além do telefone, que pode ser acionado entre 8 e 17 horas, o HMB também oferta o e-mail sau@hmb.spdm.org.br.
O Comitê encontrou essa opção para garantir a comunicação direta com as famílias, já que as visitas a esses pacientes precisaram ser suspensas, para reduzir o risco de novas contaminações. Todas as perguntas são anotadas por um funcionário e diariamente, no período vespertino, o próprio médico que está acompanhando o caso liga para o parente, considerado responsável legal, a fim de responder às questões, atualizar o boletim médico e explicar a evolução do quadro.
“Precisamos assistir o paciente no hospital e cuidar do lado emocional dos familiares, porque eles não podem vê-lo. Nós explicamos que é pela segurança de todos, para que a doença não prolifere, e em geral, eles entendem, Mas, sabemos que é uma situação muito difícil, por isso, temos todo o cuidado e carinho necessários para passar as informações e não temos pressa nas ligações. Algumas chamadas duram mais de 30 minutos”, explicou Nara de Moraes, coordenadora do Pronto Atendimento e participante do Comitê, como responsável pelo contato com os familiares.
Números divulgados pela equipe mostram que nos dias de semana, entre segunda e sexta-feira, o hospital recebe cerca de quatro ligações por dia; já durante o final de semana, a média sobe para sete, o que representa mais de 30 chamadas por semana.
O Comitê também considerou necessário restringir as visitas em outros setores com objetivo de diminuir a circulação dentro da unidade e reforçou a solicitação para que a equipe de hotelaria mantenha o abastecimento de sabonete líquido e álcool em todos os andares do hospital.

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