Num momento em que muitos parentes de pessoas internadas nos hospitais do Estado de São Paulo têm reclamado da falta de informações, o Hospital Municipal de Barueri Doutor Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura que é gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), anuncia a criação de um Comitê de Combate à Covid-19, composto por médicos, enfermeiros e funcionários administrativos, para nortear as medidas e decisões durante o período de pandemia.
Uma das alternativas já adotadas por essa equipe foi a disponibilização do telefone (11) 2575-3314 especialmente para que os familiares dos pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 tirem suas dúvidas sobre o tratamento oferecido. Além do telefone, que pode ser acionado entre 8 e 17 horas, o HMB também oferta o e-mail sau@hmb.spdm.org.br.
O Comitê encontrou essa opção para garantir a comunicação direta com as famílias, já que as visitas a esses pacientes precisaram ser suspensas, para reduzir o risco de novas contaminações. Todas as perguntas são anotadas por um funcionário e diariamente, no período vespertino, o próprio médico que está acompanhando o caso liga para o parente, considerado responsável legal, a fim de responder às questões, atualizar o boletim médico e explicar a evolução do quadro.
“Precisamos assistir o paciente no hospital e cuidar do lado emocional dos familiares, porque eles não podem vê-lo. Nós explicamos que é pela segurança de todos, para que a doença não prolifere, e em geral, eles entendem, Mas, sabemos que é uma situação muito difícil, por isso, temos todo o cuidado e carinho necessários para passar as informações e não temos pressa nas ligações. Algumas chamadas duram mais de 30 minutos”, explicou Nara de Moraes, coordenadora do Pronto Atendimento e participante do Comitê, como responsável pelo contato com os familiares.
Números divulgados pela equipe mostram que nos dias de semana, entre segunda e sexta-feira, o hospital recebe cerca de quatro ligações por dia; já durante o final de semana, a média sobe para sete, o que representa mais de 30 chamadas por semana.
O Comitê também considerou necessário restringir as visitas em outros setores com objetivo de diminuir a circulação dentro da unidade e reforçou a solicitação para que a equipe de hotelaria mantenha o abastecimento de sabonete líquido e álcool em todos os andares do hospital.