Início Geral PZ Rodízio de veículos por 24 horas e em todas as vias da...

Rodízio de veículos por 24 horas e em todas as vias da Capital começa na segunda-feira

0
Objetivo é reduzir volume de veículos para favorecer isolamento social

Depois de receber muitas críticas sobre o bloqueio do trânsito em algumas das principais vias da Capital, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), cancelou a iniciativa após apenas dois dias de sua realização, na segunda e terça-feira desta semana, dias 4 e 5. A medida era uma das alternativas do prefeito para tentar “intimidar” o fluxo de veículos, como forma de provocar maior isolamento social e combater a pandemia do coronavírus (Covid-19).
Na manhã desta quinta-feira, 7, no entanto, Bruno Covas encontrou outra fórmula para tentar minimizar o problema, anunciando a volta do rodízio de veículos que estava suspenso desde a decretação do estado de quarentena na cidade.
De acordo com o chefe do Executivo, o rodízio será retomado nas ruas da Capital já na segunda-feira, dia 11, e mais rígido enquanto durar a pandemia. Em vez de aplicar o módulo anterior, com limitação de veículos no Centro expandido e em horários de pico, a medida será ampliada para todas as ruas da cidade, valendo para o dia todo.
“Questões extremas exigem medidas extremas. Anunciamos o retorno do rodízio em São Paulo, inclusive de uma forma mais restritiva do que era na cidade”, disse o prefeito.
O Decreto determinando o retorno do rodízio deverá ser publicado nesta sexta-feira, 8, no Diário Oficial, portanto após o fechamento desta edição. Porém, o próprio prefeito já adiantou que a medida valerá para automóveis e caminhões todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, pelo período compreendido entre zero hora e 23h59, portanto, 24 horas por dia; e com base no dígito final da placa do veículo, independentemente de sua localidade de licenciamento.
Também diferentemente do rodízio usual, os veículos ficariam impedidos de circular não apenas um dia da semana, mas, sim, em dias pares e ímpares. Ou seja: nos dias pares, circularão apenas os veículos com finais de placas pares (2, 4, 6, 8 e 0); já nos dias ímpares circulam apenas os de finais ímpares (1, 3, 5, 7 e 9).
Essas informações, sobre o rodízio durante 24 horas e o revezamento em dias pares e ímpares, também foram confirmadas na tarde de quinta-feira, 7, pelo secretário municipal de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram.

Sair da versão mobile