Ministério da Saúde disponibiliza nova plataforma de dados do coronavírus e Osasco ‘cai’ no ranking de casos e mortes
Depois de receber milhares de críticas provenientes de todo o país por ter alterado e anunciado mudanças no formato de divulgação dos casos e óbitos por causa do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde acabou lançando na sexta-feira da semana passada, 12, uma nova plataforma para divulgar o cenário relacionado à pandemia. De acordo com o Minnistério, o novo modelo permite acompanhar a análise de casos e mortes de forma regionalizada e por municípios, entre outras informações.
A plataforma, segundo o setor, será constantemente atualizada para a inclusão de novas ferramentas de acesso às informações, incluindo a data de ocorrência, e não apenas a data de registro de óbitos.
“O objetivo é que a nova plataforma tenha tudo o que a anterior já trazia acrescida de informações mais detalhadas. O painel é interativo, facilitando o acesso e a navegação. Os dados são abertos, o que significa que qualquer pessoa pode fazer download e utilizá-los para análises e avaliação de cenários. O objetivo é dar maior transparência à divulgação das informações”, citou a assessoria do Ministério da Saúde em nota à imprensa.
O novo portal pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.susanalitico.saude.gov.br.
1 MILHÃO
Pelos números atuais do Ministério da Saúde, divulgados na noite de quinta-feira, 18, ao fechamento desta edição, o Brasil somava 978.142 casos acumulados de coronavírus, chegando próximo ao emblemático número de 1 milhão de casos. Já nesta sexta-feira, 19, um consórcio de veículos de comunicação se antecipou aos números que devem ser divulgados no final da tarde, e apontou que o volume já suplantou essa casa, chegando a 1.009.699 casos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento são 47.748 óbitos pela doença e 482.102 casos curados.
Na região Oeste da Grande São Paulo, apesar de números ainda alarmantes, a notícia positiva foi que Osasco, que durante semanas ocupou o posto de 2ª colocada em todo o Estado em número de casos e também de mortes, perdeu tais posições para outros municípios da Região Metropolitana e Litoral. No número total de casos, por exemplo, enquanto registra 4.308; cidades como Santos (6.573 casos); São Bernardo do Campo (4.921), Guarulhos (4.536) e Campinas (4.330); além da própria Capital (98.530 casos), já figuram na sua frente. O mesmo ocorre com o número de mortes: nesse quesito, a cidade ainda está na incômoda 3ª posição em todo o Estado (426 óbitos), mas atrás de Guarulhos (528) e da Capital (6.097). Esses números, do governo do Estado, diferem um pouco dos aplicados no quadro ao lado, fornecidos pelas prefeituras.
Em todo o Estado de São Paulo, a Covid-19 já registrou 192.628 casos e 11.846 mortes (ver quadro).