O Espaço da Cidadania, vinculado ao Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, abriu inscrições para o 41º Ciclo de Debates sobre acidentes graves e fatais e a consequente transformação dos ambientes de trabalho. Segundo a entidade, essa situação “transforma ambientes de trabalho em espaços de mutilação e de descaso, comprometendo o futuro de muitos que apenas tentavam ganhar o pão de cada dia”.
Durante o encontro, que será virtual em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), serão apresentados dados do estudo do Sindicato dos Metalúrgicos que apontam, dentre outros, que mais da metade dos acidentados (54,3%) têm até 35 anos de idade; que as amputações de dedos e mãos lideram as lesões (31,4%); e que elas são causadas principalmente por máquinas sem proteção (44,8%). A importância da participação de todos os agentes do processo, como trabalhadores, CIPA, SESMT e empresas, também será tema do encontro.
Três especialistas estarão à frente dos debates: Fernanda Giannasi, Antônio Rebouças e Margarida Barreto, com mediação de Gilberto Almazan (Ratinho). Os participantes receberão um vídeo que retrata os principais enfretamentos dos metalúrgicos em defesa de sua saúde.
O Ciclo será realizado no dia 17 de julho, das 18 às 19h30, e as inscrições serão aceitas até o dia 13/7 pelos e-mails celia.assessoria@sindmetal.org.br; ecidadania@ecidadania.org.br ou pelo Sindzap (11) 96078-0209.