Início Cidades Hospital de Barueri retoma atendimentos de consultas eletivas

Hospital de Barueri retoma atendimentos de consultas eletivas

0
Unidade afirma estar adotando medidas de segurança (Foto: Ana Martins / HMB)

Desde que começou a priorizar o atendimento e tratamento aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, o Hospital Municipal de Barueri Doutor Francisco Moran (HMB) teve de adotar medidas para garantir o acolhimento dessas pessoas e seguir as recomendações de distanciamento social. Por isso, alguns atendimentos eletivos, como procedimentos, consultas e exames, precisaram ser readequados e sofreram alterações, inclusive com a diminuição do fluxo de pessoas dentro da unidade, a fim de reduzir chances de contaminação pelo novo coronavírus.
Os atendimentos eletivos são aqueles normalmente agendados com antecedência e que não têm a mesma urgência (ou emergência) de casos tratados de última hora.
Com as recentes decisões de flexibilização do isolamento, o hospital divulgou nesta semana que retomou os atendimentos eletivos e reagendamentos, naturalmente adotando as necessárias medidas de segurança. Para tanto, logo na entrada do hospital a equipe de segurança realiza a medição de temperatura corporal com termômetro infravermelho, que permite a verificação à distância; orienta a necessidade do uso de máscaras e fornece álcool gel para higienização das mãos. No momento atual, a recomendação é que a chegada no hospital seja com apenas uma hora de antecedência e, se possível, sem acompanhante.
Na sequência, um recepcionista faz uma lista de controle para checar se o paciente apresenta sintomas como tosse, febre ou coriza. Na identificação de qualquer sintoma, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Se não houver qualquer indício de gripe, o paciente é direcionado à área de espera, sinalizada com o distanciamento necessário entre as cadeiras. Entre uma consulta e outra, há maior tempo de intervalo e os serviços de limpeza são realizados quatro vezes por dia em cada consultório, segundo a assessoria da unidade.
Ainda de acordo com o HMB, entre os meses de abril e maio os colaboradores de todos os setores receberam novo treinamento sobre o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e proteror facial (face shield), bem como orientações sobre lavagem de mãos e higienização no espaço de trabalho pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), de acordo com as diretrizes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Nesse período de pandemia, o HMB adequou 50% dos leitos para atender casos de Covid-19, mas manteve o acolhimento de urgências, emergências e tratamentos essenciais, como quimioterapia e hemodiálise.

Sair da versão mobile