A Defesa Civil de Santana de Parnaíba, órgão ligado à Prefeitura local, vem realizando em toda a cidade, desde o mês de agosto, ações de prevenção e conscientização para evitar ocorrências de inundações e alagamentos. O setor, com isso, tenta se antecipar aos problemas geralmente ocasionados pelas fortes chuvas que ocorrem no final do ano.
Nos últimos dias, uma ação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal de Assistência Social movimentou as equipes por diversos bairros e moradores localizados em áreas consideradas de riscos, onde podem ocorrer deslizamentos. Segundo a Prefeitura, as famílias dessas áreas serão removidas e passarão a ser atendidas pelo programa de aluguel social do município.
Para identificar os lugares que apresentam maior vulnerabilidade, a equipe da Defesa Civil faz um monitoramento das áreas que já apresentaram registro de problemas envolvendo deslizamentos, em outras oportunidades.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, até o momento três famílias serão assistidas pelo Programa Aluguel Social do município. Esse auxílio será concedido por 24 meses e pode ser prorrogado por mais 12 meses, de acordo com a necessidade das famílias.