Uma “live” marcada para o dia 13 de outubro servirá para que a Volkswagen apresente seu novo SUV para os países da América do Sul e também para a América do Norte. Mas o nome do novo carro, que muita gente especulava chamar-se Tarek, foi revelado nesta semana pela montadora: ele será o Taos. Em fase final de pré-produção, oautomóvel deve estrear no Brasil em 2021.
O utilitário esportivo deverá assumir o espaço entre o T-Cross e o Tiguan (ambos da Volkswagen) e, produzido na Argentina, competir diretamente com o Jeep Compass. Da fábrica de Pacheco, na Argentina, o Taos será comercializado no Brasil e outros mercados sul-americanos, além dos Estados Unidos.
Segundo a VW, o veículo é fruto de um investimento de US$ 650 milhões e será produzido também na Rússia e no México. Na China, já é comercializado com o nome de Tharu, com pequenas diferenças do que chegará ao Brasil, com alterações no design interno e externo.
O modelo tem tamanho médio, com 4,45 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, ele é 3,7 cm mais comprido e 5 cm maior no entre-eixos que o Jeep Compass.
O Taos brasileiro terá o conhecido motor 1.4 turbo de até 150 cv e 25,5 kgfm, gerenciado pela transmissão automática de seis marchas. Os preços devem ficar na mesma faixa das versões intermediárias do Compass, ou seja, algo entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.
A versão mais cara deve trazer vários itens do Nivus, como alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência. Também vai contar com a central multimídia VW Play, que estreou no Nivus e também foi incorporada pelo T-Cross na linha 2021.
Fonte: Auto Esporte/UOL Carros