Início Geral PZ Distribuição de 750 mil chips com internet gratuita pretende minimizar evasão escolar...

Distribuição de 750 mil chips com internet gratuita pretende minimizar evasão escolar em SP

0
Os chips de celulares devem garantir conexão para conteúdo pedagógico on-line (Foto: Bruno Fortuna/Fotos Públicas)

Em reunião de sua equipe de trabalho na quarta-feira, 14, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, o governador João Doria (PSDB) anunciou a distribuição de 750 mil chips de telefone celular para alunos, professores e servidores da rede estadual para garantir conexão à internet para o ensino remoto e híbrido, entre outras atividades pedagógicas on-line.
“Este é mais um passo que damos em busca da integração dos nossos alunos e professores ao ensino digital durante a pandemia. Com a distribuição destes 750 mil chips, vamos dar o suporte necessário aos alunos que mais precisam e diminuir a evasão escolar”, disse Doria.
Serão 250 mil unidades destinadas para professores e servidores, com 5 gigas de internet, além de acesso a ligações e mensagens de SMS. Os 500 mil chips para os alunos terão 3 gigas de internet e vão atender os estudantes mais vulneráveis.
Ao subsidiar o item para os professores, o governo de São Paulo disse que pretender colaborar com o processo de busca ativa dos alunos e minimizar a possibilidade de abandono e evasão escolar que podem ocorrer por conta do período da suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia do coronavírus. O investimento para esta ação, segundo a equipe de governo, é de R$ 75 milhões, para 12 meses.
O programa também deve incentivar o desenvolvimento das atividades pedagógicas fora da sala de aula presencial. “Os chips possibilitarão o acesso aos demais aplicativos e sistemas que não utilizam dados patrocinados pelo Centro de Mídias, além de ligações e mensagens de SMS para professores. Será uma importante ferramenta para buscarmos os estudantes que estão fora da escola, neste ano tão atípico da Covid-19”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.
Receberão os chips alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, em situação de pobreza e extrema pobreza no CadÚnico.
A distribuição ocorrerá nas Diretorias de Ensino e escolas, entre os meses de novembro e dezembro.

Sair da versão mobile