Novo parque de Pirapora recebeu investimento de R$ 1,8 milhão e tem 25 mil m² de área total
A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus inauguraram na quarta-feira, dia 4, o Parque Municipal Prefeito José Silveira Bueno “Capela”, já tratado por parte da população como “Capelão”. A Emae é empresa ligada ao governo do Estado de São Paulo, que informou ter investido cerca de R$ 1,8 milhão no local, desde o início dos trabalhos, em setembro de 2019.
Com 25 mil m² de área total, o equivalente a 31 campos de futebol, e 786 m² de área construída, o local contará com portaria, lanchonete, banheiros masculinos e femininos, quiosques para utilização da população, pistas de ciclismo e caminhada, além de estacionamento.
“A população ganha mais uma opção de lazer e área verde na região. E vai além, porque o ambiente aqui permite a organização de eventos culturais de interesse de Pirapora e dos municípios vizinhos”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo paulista, Marcos Penido.
A construção faz parte da compensação ambiental relacionada à Pequena Central Hidráulica (PCH) Pirapora na cidade pela Emae. Como se trata de um ponto de integração socioambiental, com ambientes de convivência, prática de lazer e esporte, o novo parque estará integrado com a comunidade de Pirapora, atendendo uma demanda local por espaços de lazer e cultura.
O prefeito de Pirapora, Gregorio Maglio (PSD), informou aos presentes à cerimônia de inauguração: “Aqui era um local que, infelizmente, não servia para receber pessoas ligadas ao turismo religioso ou às atrações de nossa cidade. Servia como um acampamento, onde as pessoas vinham fazer bagunça, deixando toda a sujeira para a municipalidade. Hoje, trouxemos para este espaço a maior opção de lazer para os piraporanos. Estamos abertos para receber toda a população e também aos bons turistas que desejam visitar Pirapora e nosso santo padroeiro”, reforçou.
Já o presidente da Emae, Marcio Rea, concluiu: “Pirapora do Bom Jesus ganha um espaço de entretenimento que trará muitos benefícios à cidade. Estamos muito felizes de proporcionar isso para os habitantes do município e também para seus visitantes”.
O parque também recebeu 500 mudas de plantas para formação da mata ciliar do rio Tietê como forma de restauração da vegetação regional.