Início Política Regional Brasil define eleitos no segundo turno em 57 cidades do país

Brasil define eleitos no segundo turno em 57 cidades do país

0

TSE mantém recomendações sanitárias para votação no segundo turno, neste domingo

O segundo turno das eleições municipais 2020, que definem prefeitos em todo o Brasil, será neste domingo, dia 29, para eleitores de 57 cidades que deverão comparecer novamente às urnas, depois da primeira etapa das disputas entre os candidatos encerrada há duas semanas, no dia 15/11. Para que todos possam votar de forma tranquila, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou os cuidados a serem adotados na hora da votação, dentro da seção eleitoral.
Os protocolos sanitários são os mesmos adotados no primeiro turno: o uso da máscara é obrigatório; e todos devem higienizar as mãos, antes e depois de digitar os números de seus candidatos na urna eletrônica. Toda seção deverá ter álcool em gel disponível para os eleitores e para os mesários, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Deverá ser respeitada, também, a distância mínima de um metro para outras pessoas; além da recomendação de que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
As recomendações da Justiça Eleitoral, específicas para as eleições deste ano, visam a evitar o compartilhamento de objetos e a diminuir o contato dos eleitores com superfícies que outras pessoas possam ter tocado, em razão dos protocolos de segurança sanitária provocados pela pandemia de Covid-19.
Além disso, não é permitido usar o aparelho celular dentro da cabine de votação.

DOIS CANDIDATOS

Encerrado o primeiro turno, apenas os dois candidatos melhor avaliados nas urnas são habilitados a disputar o segundo turno que, neste caso, mobilizará 57 cidades em todo o país. No Estado de São Paulo, ao todo, serão 15 cidades nessas condições, 8 das quais no Interior (Bauru, Campinas, Franca, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté); duas no Litoral (Praia Grande e São Vicente); e cinco na Região Metropolitana (Diadema, Guarulhos, Mauá, Taboão da Serra, além da Capital paulista).
Na região Oeste da Grande São Paulo, por onde circula este jornal Página Zero, os eleitores das três cidades onde poderia ocorrer o segundo turno decidiram as disputas logo na primeira etapa: Osasco (reelegeu Rogério Lins/Pode), Carapicuíba (reelegeu Marcos Neves/PSDB) e Barueri (reelegeu Rubens Furlan/PSDB). Nas outras quatro, os eleitos foram: Dr. Sato/PSDB (Jandira), Igor Soares/Pode (Itapevi), Marcos Tonho/PSDB (Santana de Parnaíba) e Dany Floresti/PSD (Pirapora do Bom Jesus).
Como a região Oeste não terá disputa neste momento da eleição, o grande chamativo acaba virando o embate na Capital, que levou para a eleição deste domingo o atual prefeito e que tenta a reeleição Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSol).
Na hora de votar, o eleitor poderá escolher os candidatos pelos seus números de campanha: 45 para Covas, 50 para Boulos; além das opções dos votos em branco ou nulo.
Mesmo quem não compareceu à votação do primeiro turno e que ainda não tenha justificado sua ausência, poderá votar neste segundo turno.

CALENDÁRIO

Pelo calendário eleitoral, desde a quinta-feira, 26, não é mais permitida a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de som fixa.
Já esta sexta-feira, 27, é o último dia da propaganda gratuita no rádio e na televisão; além de ser também o último dia para a realização de debate no rádio e na TV, não podendo ultrapassar a meia-noite.
Já a propaganda mediante a utilização de alto-falantes ou amplificadores de som; ou a distribuição de material gráfico; além de carreatas e passeatas podem ser realizadas até as 22 horas deste sábado, 28.
No domingo, 29, dia da votação, as seções eleitorais começarão a funcionar às 7 horas e vão ficar abertas até às 17 horas.

Guilherme Boulos: candidato do PSol
Bruno Covas: candidato do PSDB

Sair da versão mobile