O Centro Paula Souza abriu nesta semana o período de inscrições para aqueles que pretendem concorrer a uma vaga para estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de São Paulo. A inscrição, no entanto, deverá ser feita exclusivamente pelo site do Vestibulinho 2021, no endereço eletrônico vestibulinhoetec.com.br (para as Etecs) e vestibularfatec.com.br (para as Fatecs).
Uma novidade para esse processo de admissão no primeiro semestre do próximo ano é que o ingresso nas unidades será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line. A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando a preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia. A previsão, inclusive, é de que todas as atividades comecem de forma remota (on-line).
O Vestibulinho das Etecs oferece 86.149 vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. Já para as Fatecs, são 17.960 vagas distribuídas entre os 84 cursos superiores tecnológicos gratuitos. Somando-se as duas instituições, são 104.109 vagas disponibilizadas.
A inscrição para o processo seletivo das Etecs deverá ser feita até as 15 horas do dia 14 de dezembro; enquanto para as Fatecs o prazo vai até o dia seguinte, 15 de dezembro, também até às 15 horas. Em ambos os casos, a inscrição será aceita exclusivamente pelos sites já informados.
Os interessados em concorrer a uma vaga deverão preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 19,00 (para as Etecs) e de R$ 39,00 (para as Fatecs).