Câmeras do ‘Detecta’ devem combater roubos e furtos de veículos em Carapicuíba
Nesta semana, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do governo do Estado de São Paulo (SSP), a Prefeitura de Carapicuíba divulgou que deu início ao processo de implantação do sistema “Detecta” na cidade. A ação consiste na instalação de equipamentos de monitoramento (câmeras) nas entradas da cidade, capazes de ler placas de veículos e detectarem carros que são roubados ou furtados. Após a identificação do veículo suspeito, um sinal é enviado para que a Polícia Militar (PM) possa realizar a ação necessária e encontrar o automóvel.
Segundo o prefeito Marcos Neves (PSDB), o sistema “Detecta” poderá contribuir para a diminuição de furtos de veículos e, animado com a ação, ele já projeta melhorias no sistema: “Em nosso próximo mandato vamos implantar câmeras de videomonitoramento em mais 300 ruas de Carapicuíba”, antecipou.
A Prefeitura local também garantiu que as câmeras não possuem radares, tecnologia que os guardas civis municipais (CGM) já utilizam para atuar com mais agilidade no policiamento preventivo. Já os agentes de trânsito poderão acompanhar a circulação dos veículos em tempo real e, no caso de acidentes ou veípanes, conseguirão ser mais ágeis para realizar ações necessárias e reduzir transtornos para os motoristas.
Segundo o administração municipal, ao todo há 43 câmeras de videomonitoramento instaladas em toda a cidade, além de equipamentos semelhantes de segurança também nos parques dos Paturis, do Jardim Planalto e da Aldeia.