Tradicional entrega de brinquedos de Natal em Barueri termina neste final de semana
Em formato diferente de outros anos, em razão da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Barueri iniciou na semana passada sua tradicional entrega de brinquedos de Natal. A fim de evitar aglomerações, os presentes aos alunos matriculados na rede municipal foram entregues nas próprias escolas e não em ginásios esportivos, como era feito até então. Ao todo, 107 unidades escolares foram envolvidas no processo, com presentes entregues a alunos entre 0 e 10 anos incompletos.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Molina, visitou algumas escolas e explicou que, nesse novo formato, as famílias puderam ser atendidas com segurança. “Uma grande logística foi estudada para que os brinquedos chegassem às escolas e a parceria da Secretaria de Educação foi fundamental”, disse, referindo-se a todos os envolvidos que “se empenharam para levar alegria às crianças neste momento tão difícil”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, avaliou após também visitar escolas: “Vimos que a entrega ocorreu de forma linda. As crianças puderam buscar seus presentes e rever seus professores. Com a ajuda de uma equipe maravilhosa e da Secretaria de Educação, esta entrega de brinquedos chegou para trazer alegria e nos dar motivos para acreditar que as coisas vão melhorar”.
CRIANÇAS FORA DA REDE
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social detalhou que, para as crianças não matriculadas na rede municipal (também e 0 a 10 anos incompletos), o processo é diferente: desde o dia 15 e até este sábado, 19 de dezembro, os pais dessas crianças devem preencher cadastro no Ginásio Poliesportivo José Corrêa antes da retirada do brinquedo. O atendimento no local vai das 8h30 às 16h30 na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000, Centro.
Para esses alunos fora da rede pública municipal é imprescindível que a criança e o responsável tenham o Cadastro Cidadão. Neste caso, bastará comparecer ao Ginásio com todos os documentos (RG e comprovante de endereço atualizado em nome do responsável), fazer o cadastro e retirar o cartão e o brinquedo. O cartão que dá direito ao brinquedo é correspondente à idade da criança e não poderá ser trocado.
A Prefeitura não informou o total de alunos matriculados na rede ou o número geral de crianças que atendeu e ainda pretende atender com a ação.