Os prefeitos e vereadores eleitos no pleito realizado em todo o país no dia 15 de novembro do ano passado (em alguns casos com a necessidade do 2º turno no dia 29/11/20) tomaram posse de seus novos mandatos no dia 1º de janeiro de 2021 para um período de governo que se estenderá por quatro anos, até 31 de dezembro de 2024.
De forma geral, a posse dos eleitos segue o mesmo padrão: em horário pré-determinado, logo no primeiro dia do ano todos eles seguem até as câmaras municipais de cada cidade. Ali, o vereador mais bem votado na eleição preside a sessão que dá posse oficial ao prefeito e aos vereadores. Todos prestam juramentos e o espaço é reservado para alguns discursos. Depois disso, o chefe do Executivo segue para a Prefeitura para seus primeiros atos na administração da cidade; enquanto os vereadores permanecem no local para a escolha do novo presidente e da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022 (ver matéria na pág. A3).
Assim ocorreu também nas sete cidades da região Oeste, com uma característica diferente de anos anteriores: em razão da pandemia da Covid-19, a presença de público e mesmo dos convidados dos eleitos foi reduzida, com boa parte das cerimônias sendo transmitida pelas redes sociais ou canais oficiais das câmaras e das prefeituras.
Duas outras situações “fugiram à regra” do enredo oficial para essas cerimônias: em Santana de Parnaíba, em vez da Câmara Municipal, a posse ocorreu na Arena de Eventos da cidade. Já em Itapevi, o prefeito reeleito Igor Soares (Pode) não pôde comparecer presencialmente à sessão por estar se recuperando da Covid-19 e tomou posse de forma virtual.
Uma diferença também ocorre entre as posses dos prefeitos e dos vereadores: enquanto os prefeitos já estão no exercício de suas funções desde o dia 1º de janeiro, com alguns deles divulgando inclusive sua equipe de trabalho (próxima edição do PZ); os vereadores entram em seus gabinetes, usam as dependências das câmaras, mas começam a participar da sessões legislativas somente a partir de 1º de fevereiro.
Nesta edição, o jornal Página Zero resume os discursos de cada um dos prefeitos eleitos, exibindo imagens das sessões realizadas em cada uma das sete cidades da região.