Início Geral PZ Pró-sangue pede por doações antes da vacinação contra a Covid-19

Pró-sangue pede por doações antes da vacinação contra a Covid-19

0
Os tipos de sangue A+ têm os estoques em estado de alerta. (Foto: Cristino Martins/ Ag. Pará/Fotos Públicas)

Com o início da campanha de vacinação da população contra o novo coronavírus, é natural que, após a imunização, o cidadão tenha de cumprir um prazo de inaptidão para outras questões relacionadas à saúde, como a doação de sangue, por exemplo. Por se tratar de uma vacina composta pelo vírus inativado, a Coronavac (única vacina usada no país, neste momento) exige um período de 48 horas antes que a pessoa resolva fazer sua doação de sangue.
Por esse motivo, a Fundação Pró-Sangue de São Paulo tem procurado conscientizar as pessoas a fazerem suas doações – rotineiras ou não – antes da chegada da vacina, como forma de garantir os estoques da entidade para outros atendimentos. A entidade afirmouque, neste momento, está operando com 50% da capacidade dos estoques. Com a saída de inúmeras pessoas da cidade no período das férias de verão, houve diminuição de doadores e, consequentemente, do nível das reservas. A Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado de São Paulo e, todos os dias, esses hospitais e clínicas precisam de sangue para cirurgias e procedimentos terapêuticos.
Segundo balanço mais recente, o estoque de sangues O-, O+, B- e A- está em estado de emergência. O tipo AB- está em estado crítico; A+ e B+ estão em alerta.
O doador poderá agendar seu atendimento na Pró-Sangue, escolhendo local, dia e horário, pelo site www.prosangue.sp.gov.br.

Sair da versão mobile