Com o objetivo de eliminar o uso de papel, tanto entre os órgãos da administração pública quanto na relação da municipalidade com os cidadãos, a Prefeitura de Barueri, através de seu Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) está implantando o projeto “Barueri sem papel”. Na segunda-feira, 25, uma primeira reunião envolvendo todos os secretários da administração pública foi promovida no Centro de Aperfeiçoamento de Professores com o propósito de dar os primeiros passos sobre o tema.
A reunião mostrou a atual fase do projeto e quais serão as próximas etapas. Jonatas Randal, administrador do CIT, contou que esta é a fase de mapeamento dos serviços de cada secretaria, pois cada uma tem procedimentos específicos de trabalho e a primeira etapa será compreender e mapear cada ação para que, no início de abril, seja feita a implantação oficial.
“Iniciamos o processo de gestão eletrônica de documentos. Vamos substituir os protocolos que existem hoje por toda uma inteligência artificial para tramitar de forma eficiente os nossos serviços públicos, tanto interno como externo. Isso é uma forma moderna que a Prefeitura de Barueri está empregando para se atualizar, principalmente nesse momento de transformação da nossa vida, do nosso dia a dia”, explicou Randal. A apresentação do projeto foi feita pelo gerente de novos negócios da empresa Softplan, Alexandre Coelho Pereira, vencedora da licitação pública para formalizar parceria com a Prefeitura.
O PROJETO
O projeto “Barueri Sem Papel” é a transformação digital dos serviços públicos no qual os processos, atos, documentos passam a ser eletrônicos. Seu surgimento ocorreu pela necessidade de registrar de forma mais eficaz documentos antigos da cidade e desenvolver um processo 100% eletrônico, no qual o documento nasce digital.
Para que essa mudança ocorra da melhor maneira, workshops com os servidores públicos deverão ser realizados em fevereiro. Essa será a primeira etapa do projeto, que tem a pretensão de abranger todas as secretarias da cidade. A finalidade é desburocratizar, criar processos de tramitação e ainda gerenciar as demandas de forma virtual, facilitando o dia a dia da população e também dos servidores, além de garantir maior segurança no armazenamento desses dados e informações.