O Palmeiras conquistou no sábado, 30/1, seu segundo título da Copa Libertadores da América, agora na versão 2020, após vitória com gol no finalzinho diante do Santos. A final do torneio, marcada em jogo único, aconteceu no sábado, no estádio do Maracanã (RJ).
O jogo não foi dos melhores: os dois times preocuparam-se em demasia na marcação do adversário e, nesse ponto, até que as estratégias foram eficazes. Porém, sem criatividade no campo de ataque, ambas as equipes sequer criaram grandes chances de gol. Além de poucas tentativas de desfecho, quase sempre fora das metas adversárias, o Santos acertou o gol defendido por Weverton apenas duas vezes, enquanto o Palmeiras incomodou o goleiro John apenas uma vez.
E foi nessa única vez que acertou o gol adversário que surgiu o tento decisivo do título, quando todos já acreditavam no empate em 0x0 e na necessária realização da prorrogação. No final da partida, por volta dos 40 minutos, o treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, substituiu Gabriel Menino pelo atacante Breno Lopes, que poucas oportunidades tinha tido até então. Nos acréscimos, aos 53 minutos, ele cabeceou de forma certeira uma bola cruzada para a área e tocou na saída em falso do goleiro John, marcando o único gol da partida e do título palmeirense.
BICAMPEÃO
A festa, naturalmente, foi grande desde o estádio até a chegada dos jogadores a São Paulo, recepcionados por grande número de torcedores.
Este é o segundo título da Libertadores conquistado pelo Palmeiras: o primeiro foi em 1999, quando o time disputou a final em dois jogos diante do Deportivo Cali, da Colômbia. No dia 2 de junho daquele ano, no jogo de ida, perdeu para os colombianos por 1×0. Na volta, no Palestra Itália, dia 16/6, venceu no tempo normal por 2×1 e nos pênaltis garantiu o título com vitória por 4×3. Faziam parte daquele título estrelas do Verdão que ficaram na história, como o goleiro Marcos, Evair, Paulo Nunes, dentre outros. O técnico era Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
No final daquele ano, em 30 de novembro, o Palmeiras disputou a final do Mundial com o Manchester United, da Inglaterra. A chamada Copa Toyota, despois reconhecida pela Fifa como Mundial, teve vitória do time inglês por 1×0, após falha do goleiro Marcos.
NO MUNDIAL
Como o melhor de 2020 da América, o Palmeiras agora representará o continente na disputa do Mundial de Clubes promovido pela Fifa e que começa já nesta semana, com a realização das partidas semifinais.
O torneio, em sua 17ª edição, acontece no Catar e na quinta-feira, 4/2, tem os seguintes confrontos previstos: Tigres (México) x Ulsan Hyundai (Coréia do Sul) e Al-Duhail (Catar) x Al Ahly (Egito). O Palmeiras estreia no domingo, 7, diante do vencedor do confronto entre Tigres e Ulsan. Na outra chave, o Bayern de Munique, atual campeão europeu, joga na segunda-feira, 8, contra o vencedor da outra partida.
A final, que muitos torcem para que aconteça entre Palmeiras e Bayern, está marcada para a quinta-feira, 11 de fevereiro.
Antes de viajar para o Catar, o Palmeiras ainda joga pelo Campeonato Brasileiro nesta terça-feira, 2, contra o Botafogo (RJ).
Para a viagem, uma baixa curiosa: o atacante Breno Lopes, autor do gol do título sul-americano, não está na lista de integrantes do elenco palmeirense e está fora da competição. A lista foi encaminhada à Fifa antes da final da Libertadores.
CAMPANHA DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES-2020
PRIMEIRA FASE
1ª rodada: Tigre (ARG) 0x2 Palmeiras
2ª rodada: Palmeiras 3x1 Guarani (PAR)
3ª rodada: Bolívar (BOL) 1x2 Palmeiras
4ª rodada: Guarani (PARA) 0x0 Palmeiras
5ª rodada: Palmeiras 5x0 Bolívar (BOL)
6ª rodada: Palmeiras 5x0 Tigre (ARG)
OITAVAS DE FINAL
Delfín (ECU) 1x3 Palmeiras
Palmeiras 5x0 Delfín (ECU)
QUARTAS DE FINAL
Libertad (PAR) 1x1 Palmeiras
Palmeiras 3x0 Libertad (PAR)
SEMIFINAL
River Plate (ARG) 0 x 3 Palmeiras
Palmeiras 0x2 River Plate (ARG)
FINAL
Palmeiras 1×0 Santos