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Portal do Trabalhador orienta sobre como dar entrada on-line no Seguro Desemprego

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As duas opções on-line são oferecidas pelo governo federal m- Foto: Arquivo Secom

Osasco conta com três unidades do Portal do Trabalhador que, dentre outros serviços, ajuda o munícipe na questão do Seguro Desemprego. Atualmente, com essas unidades fisicamente fechadas por causa da pandemia de coronavírus, o atendimento para quem quer dar entrada no Seguro Desemprego é feito mediante agendamento na Central 156.
Apesar disso, para aqueles que pretendem acelerar todo o processo, o Portal do Trabalhador esclarece que também há opções on-line para entrada na solicitação do benefício, em canais totalmente gratuitos governo federal, como o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o site Emprega Brasil.
Uma vez preenchidos os pré-requisitos solicitados nesses canais, eles informam ainda qual o valor do benefício, quantas parcelas serão recebidas; ou enquanto tempo deve haver a liberação do primeiro pagamento, que pode chegar a um intervalo de até 30 dias entre a solicitação e o efetivo recebimento.
O Portal do Trabalhador divulgou (no quadro abaixo) o passo a passo a ser adotado em cada uma das duas opções sugeridas:

PELO APP CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

– Baixe o App que está disponível para dispositivos Android e iOS de forma totalmente gratuita. Para isso, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por Carteira de Trabalho Digital; encontre o ícone do programa e toque nele para fazer o download e instalação;

– Em seguida, insira o seu CPF e a sua senha (caso você ainda não tenha uma, será necessário cadastrar no próprio aplicativo);

– Depois, na aba inferior do aplicativo, você deverá tocar em Benefícios e depois em “solicitar”;

– O próximo passo é informar o número de requerimento do benefício. Ele é fornecido diretamente pela empresa;

– Em seguida confirme as informações que vão aparecer na sua tela e depois toque na opção Avançar;

– Agora você verá na sua tela dados referentes ao contrato que acabou de ser encerrado. É possível verificar desde o CNPJ da empresa, até a quantidade de meses que você trabalhou nela. Confira todas as informações e prossiga;

– Clique na opção Confirmar;

– O aplicativo fornecerá as informações referentes à solicitação de seguro-desemprego. Pronto, caso você tenha direito, todos os dados necessários para pegar o benefício aparecerão na tela. Desde quantas parcelas você terá direito, até onde é possível sacar.

PELO SITE EMPREGA BRASIL

– Acesse www.servicos.mte.gov.br; informe o seu login e senha (se você ainda não tiver uma, é só criar diretamente no site do Ministério da Economia);

– Agora, você irá para a aba de serviços e deverá clicar em Seguro Desemprego;

– Depois, encontre a opção Solicitar o Seguro Desemprego e clique nela;

– O próximo passo é informar o número do Requerimento do Seguro Desemprego, que é fornecido diretamente pelo empregador que realizou o seu desligamento;

– Leia atentamente todas as informações que serão disponibilizadas, e também confira se os seus dados pessoais e demais regras estão corretas;

– Confirme as informações e depois clique em concluir.

Pronto, agora é só aguardar que o dinheiro seja liberado.

O governo federal ainda disponibiliza o número 158 para tirar dúvidas.

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