A General Motors anunciou na semana passada que lançará a primeira versão elétrica da picape Chevrolet Silverado, o modelo mais vendido da empresa nos Estados Unidos. O plano é liderar o segmento de EVs (Eletric vehicles) na América do Norte até meados dessa década. De acordo com Mark Reuss, presidente global da companhia, a Silverado elétrica será produzida na Factory Zero. O executivo também confirmou que o GMC Hummer EV SUV também será feito na mesma fábrica voltada para veículos de zero emissão.
A GM está investindo 27 bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos elétricos e projeta comercializar mais de 1 milhão deles até 2025 pelo mundo.
A versão elétrica da Silverado está sendo projetada desde o início para ser um legítimo EV, reunindo as consagradas virtudes da picape de grande porte da Chevrolet e a previsão de que o produto supere os 640 quilômetros de autonomia com carga total das baterias quando chegar ao mercado.
“Os veículos que sairão da Factory ZERO irão mudar o mundo e a forma como o mundo enxerga os carros elétricos”, diz Reuss. “O GMC Hummer EV SUV se junta a este seleto grupo de super utilitários, e a Chevrolet irá manter tudo o que os mais fiéis consumidores apreciam na Silverado – e mais – integrando tudo isso numa picape elétrica que irá encantar os mais diversos tipos de clientes”.
HUMMER
Já o Hummer EV SUV representa o próximo capítulo dessa fase eletrificada do Hummer, que começou recentemente com a apresentação de uma super picape com início de produção programada para o fim deste ano. O SUV chegará depois para ser mais uma opção, permitindo ao consumidor escolher qual modelo mais combina com o seu estilo de vida.
Segundo a GM, o Hummer EV SUV chama a atenção por suas tecnologias: conta com até três unidades de propulsão que, juntas, ultrapassam os 840 cavalos de potência e permitem ao veículo arrancar de 0-100 km/h em cerca 3,5s, de acordo com estimativas. Oferece ainda funcionalidades como o modo Crabwalk para esterçamento das quatro rodas em manobra; e o Super Cruise para condução autônoma em estradas; além de um gerador próprio capaz de alimentar desde eletrônicos até outros EVs.
O anúncio dos lançamentos refere-se, naturalmente ao mercado norte-americano. Somente depois disso deve haver divulgação sobre a exportação de tais projetos para outros países.