Por Marcelino Lima
Atual campeão da Copa Libertadores da América de futebol, o Palmeiras fez uma campanha perto do irretocável nas três primeiras rodadas da competição e vai iniciar no meio da semana que vem o “segundo turno” da fase de classificação como ponteiro do grupo A e um dos líderes gerais, com 9 pontos ganhos. Esses 100% de aproveitamento do alviverde incluem a vitória (2×1) na terça-feira, 4, na Argentina, sobre o Defensa y Justicia, que está em segundo lugar no bloco, com 4. O próximo adversário do “Verdão” será o Independiente Del Valle (terceiro, também com 4) a partir das 21h30 da terça-feira, 11. Caso vença no Equador, a vaga na etapa seguinte já estará carimbada.
O São Paulo também dá as cartas no grupo E, que comanda agora com 7 pontos depois do empate por 0x0, fora de casa, ante o Racing (Argentina), seu mais próximo perseguidor, com 5. O tricolor do Morumbi deverá estar no Uruguai para enfrentar o Rentistas a partir das 19 horas da quarta-feira, 12, clube que tem apenas 2 pontos ganhos, na terceira casa do bloco. Em caso de vitória em Montevidéu, portanto, também o “Clube da Fé” regressará ao país com a passagem assegurada para seguir sonhando com o tetra.
O Santos iniciou o principal torneio continental assustando a torcida, com duas derrotas consecutivas. Na terça-feira, 4, entretanto, recebeu o The Strongest (Bolívia) e goleou por 5×0, mesmo ainda sem um novo técnico para substituir o demissionário Ariel Holand. O resultado reanimou o “Peixe” que, agora, soma 3 pontos ganhos no grupo C, em terceiro lugar. O Boca Juniors é o segundo melhor, com 6, e será justamente o próximo time a ser batido pelo alvinegro praiano rumo à almejada classificação, a partir das 19h15 da terça-feira, 11, na Vila Belmiro. Neste bloco o mais eficiente é o Barcelona (Equador), que tem 9 pontos ganhos e está invicto.
SUL-AMERICANA
Os dois paulistas que participam da Copa Sul-Americana correm o risco de ficar de fora da fase seguinte.
O Bragantino, que faz parte do grupo G, perdeu por 1×0 em seu estádio para o Talleres (Argentina) e ficou com 3 pontos ganhos, em terceiro lugar. O líder é o Emelec que tem 6, e na semana passada batera o “Massa Bruta” por 3×0. Como apenas uma equipe se classifica por grupo, será preciso devolver o revés aos equatorianos a partir das 21h30 da terça-feira, 11/5, para ainda se manter no páreo.
O Corinthians protagonizou partida “de vida ou morte” na noite de quinta-feira, 6, quando foi ao Peru para tentar surpreender o Huancayo. Na ocasião, o “Timão” era o terceiro do grupo E, com apenas 1 ponto ganho, e levara nas malas indigestos 2×0 sofridos uma semana antes, na Arena Itaquera, ao se encontrar com o Peñarol (Uruguai). Na quinta-feira da semana que vem, 13 de maio, os mosqueteiros vão a Montevidéu para novo duelo ante os uruguaios, a partir das 21h30.