Uma comitiva de vereadores osasquenses esteve em Brasília na última quarta-feira, 12, para tratar de temas relacionados ao combate à violência à mulher e crianças.
Liderado pelo presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), e pelos vereadores Carmônio Bastos (Pode) e Fábio Chirinhan (PP), o grupo teve uma audiência com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para tratar de políticas públicas nessas áreas. Também participaram do encontro o deputado federal Roberto de Lucena (Pode-SP); o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Osasco, Pedro Paulo da Silva; e o diretor da Escola do Parlamento de Osasco, Marcos Arruda.
A comitiva foi recebida pelo secretário nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes, que apresentou projetos que ajudam os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso. Os parlamentares pleitearam a inclusão de Osasco no Programa Viver – Envelhecimento ativo e saudável, e solicitaram a construção do Centro de Convivência do Idoso em parceria com o governo federal. O grupo também oficializou o pedido para que a ministra Damares participe de forma remota das oficinas sobre o Sistema de Garantia de Direito e Exploração e Violência contra Crianças e Adolescentes, que serão promovidas pelo órgão nos dias 21 de maio e 11 de junho.
AGRAVANTES
O responsável pelo Conselho de Osasco, Pedro Paulo, lembrou que a Pandemia de Covid-19 agravou os casos de violência infantil e, por isso, a discussão de medidas de enfrentamento torna-se fundamental no combate ao problema.
O presidente Ribamar Silva elogiou o trabalho da ministra Damares e reforçou o pedido para que ela participe das oficinas do CMDCA. “Confiamos no trabalho extraordinário realizado pela ministra no combate à pedofilia e na garantia dos direitos das mulheres e crianças contra todo tipo de violência doméstica e sexual, acentuadas durante a pandemia. Seguimos confiantes e trabalhando para garantir a proteção de nossas crianças”, disse.
Ribamar, em reunião com a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, apresentou o trabalho realizado pela Procuradoria Especial da Mulher de Osasco – órgão reativado assim que assumiu a presidência da Câmara, em seu primeiro mandato.
O presidente do Legislativo osasquense pediu que a secretária olhe com mais atenção para o município e reforçou as ações do prefeito Rogério Lins (Pode) para intensificar e garantir a defesa e proteção dos direitos das mulheres, por meio da recém-criada Secretaria-Executiva de Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade.
Além disso, foi levantada a possibilidade de trazer para Osasco os programas Mães Unidas, que acolhe grávidas em vulnerabilidade social, e Bem-estar e Acolher, que capacita profissionais da saúde no acolhimento das gestantes.
Na Câmara dos Deputados, a comitiva reivindicou aos parlamentares Roberto de Lucena, Abou Anni e Renata Abreu a liberação de emendas parlamentares para as áreas de saúde e infraestrutura do município.
Por fim, o grupo esteve na sede nacional do Partido Social Democrático (PSD) e foi recebido pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.