O governador João Doria (PSDB) anunciou na quarta-feira, dia 19, a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o próximo dia 31. A partir de 1º de junho, o governo de São Paulo pretende iniciar uma nova fase de gestão da pandemia, com ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 22 horas e a testagem rápida de pessoas sintomáticas.
“A partir do dia 1º de junho, entraremos em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22 horas e 60% de ocupação dos locais. Vamos também iniciar um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo”, afirmou Doria.
Até o dia 31, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6 às 21 horas. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. A partir do dia 1º, o horário permitido deverá ser das 6 às 22 horas.
Continuam liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
O anúncio do governo paulista acontece no momento em que os índices de casos e mortes da Covid-19 – que vinham caindo até a semana passada – começaram a se estabilizar e, em alguns casos, até a apresentarem crescimento.
Até a quarta-feira, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com Covid-19 estava em 79% no Estado e em 76,9% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.129 em todo o Estado, com outros 11.983 pacientes em vagas de enfermaria.