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Plantão psicológico de Acolhimento Emergencial atende público jovem de Barueri

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Atendimento é feito para público entre 15 e 29 anos (Foto: Júnior Holanda/Secom)

A população jovem de Barueri tem um canal remoto de atendimento para as questões psicológicas, agravadas para boa parte da população em razão da evolução da pandemia de Covid-19. Trata-se do plantão de Acolhimento Emergencial, disponibilizado via WhasApp pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SRI) da Prefeitura local, através de sua Coordenadoria da Juventude.
“O acolhimento é diferente da psicoterapia”, explica a psicóloga Mirian Duarte. “Nosso objetivo é nos colocarmos como facilitadores de acesso e encaminharmos os casos mais graves para atendimento na rede municipal”, complementa. Os acolhimentos costumam ter a duração de quatro sessões.
O contato inicial se faz pela central de atendimento telefônico, onde é feita a triagem e o agendamento da primeira sessão. Durante a pandemia, a demanda teria aumentado 70%, segundo a Prefeitura de Barueri.
“Durante a quarentena da Covid-19 muitas pessoas estão vivendo altos níveis de medo, ansiedade e estresse e esses sentimentos podem afetar o dia a dia e o desempenho escolar, entre outros. Um auxílio psicológico pode ajudar demais os jovens”, afirma Rogério Correia, coordenador da Juventude.
Apenas os atendimentos mais graves (cerca de 10%) voltaram a ser presenciais. O telefone da central de atendimento é 0800 77 00 123 e funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 15 horas. Esse canal de atendimento é somente para jovens de 15 a 29 anos. As demais faixas etárias são triadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

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