Início Geral PZ Cidades da região organizam Dia D de vacinação contra a gripe

Cidades da região organizam Dia D de vacinação contra a gripe

0
(Foto: Felipe Barros/Ex-Libris/PMI)

Quatro cidades da região divulgam ações no Dia D contra a gripe, neste sábado

De acordo com o calendário nacional de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde, está em curso, neste momento, a segunda fase da campanha da vacinação contra a gripe (Influenza), que pretende se estender até o dia 9 de julho. Nesta fase da campanha, que vai até 8 de junho, está prevista a vacinação de idosos acima de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas.
Desde que iniciou o calendário, em 12 de abril, o Ministério e as prefeituras – de modo geral – vêm constatando pequena adesão da população que, além dessa vacina anual contra a gripe, também se vê atenta ao calendário da vacinação contra a Covid-19. Na primeira fase, foram vacinadas crianças até 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde.
Outra estratégia do Ministério da Saúde foi implantar um calendário que não se “chocasse” com programação da vacinação contra o coronavírus, já que existe orientação para que as pessoas respeitem um intervalo de ao menos 15 dias entre uma vacina e outra.

DIA D

Com a pequena procura de pessoas para a vacinação contra a gripe, as autoridades de saúde programaram para este sábado, dia 29 de maio, o Dia D da imunização, situação em que os postos de vacinação ampliam o atendimento em locais e horários visando o aumento nos índices de participação da comunidade.
Também chamado de Dia de Mobilização Regional, o Dia D serve para reforçar a ação, facilitando para aqueles que devem se vacinar e não conseguiram ir até uma unidade de saúde durante a semana. A vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e de suas complicações, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Secretaria do Estado da Saúde.
O objetivo é atingir a meta de 90% das pessoas que possuem indicação para serem vacinadas.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde( OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

NA REGIÃO

Apesar de o Dia D ser considerado um dia de mobilização nacional, na região Oeste, apesar de – sabidamente – as prefeituras estarem se preparando, apenas quatro delas divulgaram seus planos de ação para este sábado, 29/5. Essas informações chegaram à redação do jornal Página Zero até o fechamento desta edição, na manhã da quinta-feira, 27.
Em Barueri, por exemplo, serão disponibilizadas seis salas de vacina, além de dois postos volantes. Apesar de dar atenção ao público-alvo desta etapa (idosos e professores), a cidade está preparada para continuar vacinando aquele grupo da primeira fase (crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde).
As salas fixas de vacinação atenderão das 7h30 às 18 horas e estarão instaladas no Ginásio de Esportes do Parque Imperial (R. Padre Cícero Romão, 155); Ginásio de Esportes do Jardim Mutinga (R. Nova Aurora, 960); Centro de Eventos (Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Jd. Tupanci); Ginásio de Esportes do Jd. Reginalice (R. Mar Negro, 155); Arena Barueri (Av. Pref. João Vila-Lobos Quero, 1001 – Belval); e Ginásio de Esportes do Parque dos Camargos (Al. Antuérpia, 119, Recanto Phrynea).
Já os postos volantes de Barueri serão instalados na Fieb Alphaville (Av. Andrômeda, 500) e na Aldeia da Serra (Av. dos Pássaros, s/n), com atendimento das 8 às 16 horas.
Outra cidade que divulgou atividades do Dia D neste sábado foi Itapevi, onde as ações serão centralizadas no Parque da Cidade, localizado na rua Professor Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi (ao lado do Estádio Municipal).
Ali, das 8 às 16 horas, os pedestres entrarão pelo portão principal; enquanto no estacionamento será montado o drive-thru, para aqueles que quiserem ser vacinados sem ter de deixar o veículo.
O público-alvo desta ação em específico são gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, profissionais da educação, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 5 anos e 11 meses e 29 dias, que precisam apresentar documento com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço. Já as pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico ou receita para receber o imunizante.
Até a semana passada (dia 20), o município já havia vacinado 14.901 pessoas contra a gripe, de acordo com levantamento do Setor de Vigilância Epidemiológica de Itapevi.
Em Itapevi, mesmo após o Dia D, a imunização seguirá acontecendo em todos os 15 postos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.
Jandira também irá centralizar suas principais ações num único lugar: a Secretaria de Saúde da Prefeitura local reservou o Novo Tablado da cidade, localizado na Via de Acesso João de Góes, 339, Jardim Alvorada, para a imunização tanto no formato convencional, como também no sistema de drive-thru.
O atendimento geral no local será das 9 às 17 horas e, para ser vacinado, é necessário que o munícipe compareça com documento oficial (com foto); comprovante de residência e documento comprobatório de trabalho, no caso dos professores e profissionais da saúde.
A Prefeitura de Jandira também aproveitará a oportunidade para dar sequência à sua campanha Coração Solidário, instalando no Tablado um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis; itens de higiene e limpeza; que serão revertidos para as famílias que estão passando por dificuldades neste período de pandemia.

MULTIVACINAÇÃO

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Osasco programou para este sábado uma ampla mobilização de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os dois Centros de Atenção ao Idoso (CAI) estarão abertos das 8 às 17 horas para imunizar contra a gripe (Influenza), a Covid-19, e também atualizar a carteirinha de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Gestantes e puérperas terão horário de atendimento diferenciado, das 8 às 14h30.
A multivacinação em Osasco visa atender ao maior número de pessoas possíveis e integra as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Contra a gripe, a vacinação atenderá ao público-alvo já conhecido, de crianças até 6 anos,  gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Saúde e profissionais da Educação. Nesses casos, haverá a necessidade de apresentação da carteirinha de vacinação, documento com foto, comprovante de endereço e, para os profissionais, carteira do Conselho de Classe ou documento que comprove a função.
Já a multivacinação pretende aplicar as vacinas de rotina, com a seguinte especificação: Crianças – Hepatite B, Sarampo Caxumba e Rubéola, Febre Amarela, Hepatite A, Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10, Meningite C, Varicela, DTP e Pólio. Adolescentes – HPV, Sarampo Caxumba e Rubéola, Febre Amarela, Dupla Adulto, Hepatite B e Meningite ACWY. Adultos – Hepatite B, Dupla Adulto, Febre Amarela, Sarampo Caxumba e Rubéola. Idosos – Hepatite B, Dupla Adulto. Haverá a necessidade de apresentação da caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de endereço.
Em Osasco, essa será uma data única de multivacinação. A partir da segunda-feira, dia 31 de maio, a Prefeitura continuará com o cronograma oficial de imunização e seus respectivos públicos.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (Foto: Junior Holanda/Secom)

Sair da versão mobile