Reformas em cinco escolas de Barueri são finalizadas visando retorno dos alunos às salas de aula
Enquanto a população ainda se depara com o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e, por consequência, o calendário de volta presencial às aulas não é definido, a Prefeitura de Barueri adotou nos últimos meses a proposta de preparar a escolas para receber os estudantes, assim que a retomada for definida. Para tanto, está promovendo diversas reformas, algumas delas concluídas no mês de maio, como a Emef Elizabeth Parminondi Romero, no Jardim Graziela; a Maternal Profª. Luzia das Graças Barbosa Pereira, na Vila Ceres; a Emei Ricardo Peagno, no Jardim Belval; a Maternal Nelson Marques e a Emei Eminoldo Harger, no Parque Imperial.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os ajustes, adaptações e melhorias foram adotados levando-se em conta a quantidade de alunos que devem utilizar tais os espaços diariamente e a frequente necessidade de manutenção corretiva predial.
Na Emef Elizabeth Parminondi, por exemplo, toda a pintura foi renovada, tanto interna como externa, bem como reforma da cobertura, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e esgoto; reconstituição de revestimentos de pisos, paredes e forros e troca de caixilhos. Na Maternal Luzia das Graças a reforma geral contou com a construção de rampa para acessibilidade, pintura interna e externa, reparos de telhas e forros, revisão de instalações elétricas, hidráulicas e esgoto; reparos em pisos e revestimentos, manutenção de caixilhos e portas.
A Emei Ricardo Peagno também recebeu melhorias com a reforma geral e troca completa de piso e pintura, manutenção geral em todos os espaços e atenção especial para a segurança e salubridade dos ambientes. Já a Maternal Nelson Marques recebeu atenção em cada um de seus espaços que receberam manutenção e reforma geral, passando desde telhas e forros até reparos em pisos e revestimentos. Rampas de acessibilidade foram o foco das reformas, a fim de da ao ambiente condições perfeitas para uso, assim como também ocorreu na Emei Eminioldo Harger.
De acordo com avaliação da administração municipal, com todas essas reformas e adaptações, as escolas estarão preparadas para o retorno dos alunos, deixando todos os prédios em condições reais de uso, com maior conforto a todos. “Ter uma escola em boas condições faz com que as crianças possam estudar e conviver umas com as outras e num ambiente adequado e harmonioso, além de ser vantajoso ao município, pelo motivo da valorização do ensino e que, com a reforma, evitará gastos com manutenções corretivas frequentes, o que onera muito os cofres públicos”, afirma nota distribuída à imprensa nesta semana.