A Secretaria de Obras da Prefeitura de Jandira iniciou e está promovendo nesta semana reparos nas barreiras de contenção que estão às margens do rio Barueri-mirim, na região da avenida Antônio Bardela, nas proximidades com os prédios do Fórum e da própria Prefeitura local.
As barreiras de concreto têm a finalidade de manter o curso e fluxo do rio, evitando erosões e o consequente deslizamento das encostas, o que poderia trazer diversos prejuízos, implicando no transbordamento do canal.
O Departamento de Comunicação da Prefeitura atribuiu ao engenheiro da Secretaria de Planejamento e Habitação, Elton Luís Alves Cyriaco, a seguinte avaliação sobre a situação no local: “No caso desta obra, já víamos um certo deslocamento das barreiras e rachaduras na avenida, que sinalizavam a possibilidade de um deslizamento; por isso, o reparo na barreira foi essencial para evitar maiores problemas”, teria afirmado.
Dentre os problemas citados pelo engenheiro estariam a própria inviabilização de tráfego de veículos na avenida. Em caso de deslizamento da via, parte dela acabaria no leito do rio, o que ocasionaria um “estrangulamento” das margens e consequentemente retorno de vazão. Toda essa situação, em período de chuvas, poderia provocar enchentes para diversos pontos da cidade, às margens do rio Barueri-Mirim.
A Secretaria de Obras confirmou que mesmo após a obra continuará monitorando as barreiras.