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Novos iPads estarão à disposição de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Osasco

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Os estudantes terão acesso aos equipamentos no retorno das aulas - Foto: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Ao constatar a cada dia, desde o ano passado, que a pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de transformação digital e a adoção de novas práticas mediadas pela tecnologia no ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Osasco tem adotado diversas iniciativas nesse sentido, sendo a mais recente a implantação de iPads que serão utilizados pelos alunos nos programas “Informática na Escola” e “Mais Tempo na Escola”.
A iniciativa foi adotada em parceria com a Planneta Educação e deve permitir, assim que os alunos retornarem presencialmente às salas de aula, que eles possam se valer desses equipamentos com o uso de dispositivos educacionais como Geogebra, Tinkers, CodeSpark, Swift e Lightbot.
Inicialmente, são 73 escolas de Educação Infantil contempladas pelo projeto, além de 11 unidades do Ensino Fundamental e três escolas em tempo integral. Cada unidade contará com 30 iPads da Apple, além de carrinhos carregadores especializados para que os dispositivos sejam utilizados individualmente, potencializando a aprendizagem de cada estudante.
Nos equipamentos estarão disponíveis aplicativos educacionais para apoiar as atividades e projetos desenvolvidos com os alunos, pautados no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, será oferecido aos estudantes a exploração e a ampliação de sua criatividade e aprender de forma lúdica por meio da programação. Além dos aplicativos, os equipamentos contam com o sistema operacional iPadOS, que apresenta diversos recursos de acessibilidade para inclusão de todos os educandos.
O secretário de educação, José Toste Borges, explicou que na Educação Infantil a exploração dos aplicativos apoiará o trabalho de integração da tecnologia aos conteúdos “trabalhados pelos professores, por meio do contato com recursos de programação, arte e fotografia, promovendo um aprendizado ainda mais lúdico”.

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