O vereador osasquense Josias da Juco (PSD) manifestou nos últimos dias sua preocupação com o aumento dos casos de violência contra a mulher e, como forma de colaborar no combate a tal situação, vem incentivando a população a utilizar as ferramentas do Programa Vigilância Solidária, para denunciarem essas ocorrências. O programa foi adotado pela cidade de Osasco em 2019, através da Lei 5.014, de autoria do próprio Josias, permitindo que a comunidade, entre moradores e vizinhos, atue no combate à criminalidade em parceria com as forças de segurança da cidade, tendo inclusive já recebido denúncias de violência contra a mulher.
“Já tivemos casos de violência contra a mulher que foram denunciados em grupos do Vizinhança Solidária. Ficamos muito atentos a estas ocorrências. Uma mulher vítima de violência já gravou o que acontecia com ela dentro de casa e usou o grupo para denunciar. Percebemos que este programa também pode ser usado como instrumento de combate à violência contra a mulher”, comentou o parlamentar.
Os canais disponibilizados para a comunidade denunciar, são: Disque 180, Disque 100 (no caso de violência contra meninas), 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).