A Prefeitura de Itapevi está implantando no bairro da Cohab o novo cemitério público da cidade, o Memorial Parque Itapevi; em sistema de sepultamento vertical, com gavetas distribuídas em estrutura de sete andares. De acordo com a administração municipal, esse também será o primeiro cemitério vertical 100% seguro biologicamente (ou biosseguro) do Estado de São Paulo.
A estrutura de concreto armado do equipamento se encontra na etapa final de conclusão. Também estão em execução a colocação do piso intertravado das ruas internas e das quadras, a preparação das calçadas e instalações elétricas e hidráulicas, assim como o tratamento do concreto aparente das paredes do velório.
BIOSSEGURANÇA
Outra etapa da obra que já teve início é a implantação das gavetas biosseguras, que são peças únicas, sem emendas, produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet. A previsão é que esse serviço seja concluído em até cinco meses.
Essas gavetas não possuem poro algum, o que impede vazamento dos líquidos e gases para o espaço de circulação em áreas externas. Há, ainda, dispositivos que permitem a troca gasosa em todas as gavetas, propiciando as condições necessárias para a decomposição.
Esse sistema permite um sepultamento mais seguro ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado no ar.
O poder público também trata como vantagem do cemitério vertical sua otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo deve ainda permitir um sepultamento mais rápido, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional são utilizados cerca de 55 minutos.
O Memorial Parque Itapevi será utilizado para os novos sepultamentos e o atual, no Jardim Julieta, que já estaria no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos sepultamentos, na parte pública.
De acordo com a Prefeitura, o novo cemitério terá capacidade para 5 mil gavetas; já estaria com 50% de obras concluídas e a previsão é que ele entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2022.