Apoiados principalmente nos números da tragédia da pandemia da Covid-19 no Brasil, com o registro de mais de 550 mil mortes desde março do ano passado, os vereadores da Câmara Municipal de Jandira aprovaram na sessão legislativa realizada na terça-feira, dia 3, o Projeto de Lei (PL) nº 54/21, que autoriza a criação de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 na cidade. A propositura foi elaborada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PTB).
Dentre os diversos objetivos, a iniciativa pretende prestar uma homenagem e preservar a memória das vítimas, registrar historicamente os óbitos e laurear os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento da pandemia. Além disso, busca garantir aos familiares e amigos um local de luto e homenagem. A criação de um memorial virtual, no site do Poder Executivo, também está prevista na matéria.
“Esse monumento busca eternizar um capítulo doloroso da História desta geração. Vidas, projetos, planos e sonhos foram desfeitos para sempre. Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade. Aos que ficam, cabe a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias interrompidas”, justificou Franklin, que viu seu PL ser encaminhado ao prefeito Dr. Sato (PSDB), para avaliação.