O ex-pugilista Luiz Martins de Oliveira, o “Luizinho do Boxe”, anunciou a criação, em Osasco, da União Brasileira de Lutas (UBL), que terá como objetivo estimular a formação de lutadores profissionais, em especial o boxe, além de promover eventos até de porte internacional. Idealizador e primeiro presidente da entidade, Luizinho do Boxe será auxiliado em sua empreitada na UBL por João Ferreira (vice-presidente), Ângela Maria Martins de Oliveira (tesoureira geral) e Márcia da Silva Macedo (secretária geral), além de contar com os apoios de Valmir Rego, professor e árbitro internacional, juízes e jurados.
Em sua trajetória esportiva, Luizinho do Boxe, conquistou diversos títulos e treinou pugilistas consagrados tais quais: Tomaz da Cruz, Genival Galvão, Maurício Amaral, Vladimir Carneiro, Fábio Garrido e Valmir Rosário. Reconhecido dentro e fora do Brasil, com 14 anos já treinava nos quadros da antiga Sedert (Secretaria de Desportos, Recreação e Turismo) da Prefeitura de Osasco ao lado de expoentes dos ringues como Miguel de Oliveira, Luiz Carlos Fabre e Mário Martiliano. Como boxeador, também defendeu o Nacional Atlético Clube, da Capital, até assumir, em 1986, a carreira de treinador encerrada em 2004.
Filiado ao Conselho Regional de Educação Física, recebeu cartão de prata como Cidadão Osasquense da Câmara Municipal de Osasco, em 2014. O seu nome está nos livros “Quem é Quem em Osasco” (2015 e 2017) e Atletas de Ouro (2019).
Com a UBL já criada, Luizinho do Boxe programa para o próximo mês de setembro sua inauguração oficial, para apresentação geral ao público, com a realização de um grande evento que ainda será divulgado.