BRASIL TERÁ A MAIOR DELEGAÇÃO DA PARAOLIMPÍADA…
Entre a terça-feira, 24 de agosto, e o primeiro domingo de setembro, 5, serão realizadas em Tóquio as Paraolimpíadas, as Olimpíadas para atletas de 131 países com algum grau de deficiência ou mobilidade reduzida. Sede da edição anterior, realizada em 2016 na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil levará à capital japonesa a maior equipe: 253 inscritos, contando atletas sem deficiência como guias, goleiros e timoneiro; seguido da China, com 230; e do Comitê Paralímpico Russo, com 181.
O programa olímpico será composto por 23 modalidades, das quais apenas três não terão brasileiros disputando medalhas. Há cinco anos, a delegação verde e amarela ficou na oitava colocação, com 72 medalhas (14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze); contra 107 da campeã, China (107, 81, 51). A melhor colocação dos atletas brasileiros, entretanto, fora registrada em 2012, em Londres: sétimo lugar.
… COM ATLETA DE BARUERI COTADO PARA UMA MEDALHA
A expectativa dos dirigentes do Brasil, portanto, é tentar subir além deste posto fechado há nove anos, com apostas concentradas principalmente no nadador paulista Daniel Dias. Com as medalhas conquistadas na Paraolimpíada 2016, Dias tornou-se o maior nadador Paralímpico masculino do mundo, detentor de 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 3 de bronze, 24 no total.
A seleção feminina de vôlei sentado, bronze no Rio de Janeiro, também poderá contribuir com esta meta, bem como a correspondente masculina, segunda colocada do ranking da World Paravolley, a federação internacional da modalidade atrás somente do Irã, atual campeão paraolímpico. Samuel Henrique Arantes, de 34 anos, que integra a equipe masculina, é atleta da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Barueri.
ATHLETICO E SANTOS ABREM QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL
Santos e São Paulo, clubes que representam o Estado paulista na Copa do Brasil de futebol, estrearão nas quartas de final na quarta-feira, 25 de agosto. O “Peixe” irá a Curitiba enfrentar o Athletico, a partir das 19 horas, enquanto o Tricolor receberá o Fortaleza (CE) em duelo marcado para começar às 21h30. Simultaneamente ao confronto no Morumbi, estará em andamento, em Porto Alegre (RS), Grêmio x Flamengo (RS). A rodada de ida será completada na quinta-feira, 26, com Fluminense (RJ) x Atlético Mineiro, a partir das 21h30.
As partidas de volta, com mandos invertidos, de acordo com o planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) serão disputadas apenas a partir de 15 de setembro.