Neste mês dedicado ao combate do câncer de mama, a Prefeitura de Barueri, por meio de sua Secretaria da Mulher, dá início à programação do Outubro Rosa com o tema “Câncer de mama não faz quarentena”. O slogan objetiva fazer o alerta: com ou sem pandemia, o cuidado com a saúde da mulher – principal alvo da doença – não pode parar.
Todos os anos a campanha se propõe a ir além de um lembrete sobre a importância do autoexame: a intenção é provocar em mulheres acometidas ou não pela doença a autoconfiança e reflexões sobre os seus direitos.
“Além da conscientização do diagnóstico precoce, é importante que as mulheres se conscientizem contra o preconceito e lutem para que tenham acesso a mais informação sobre a doença e sua possibilidade de cura e, principalmente, sobre direitos humanos e dignidade. E que possamos um dia ter leis que garantam o emprego e a estabilidade para essas mulheres durante o tratamento e a pós-cura”, reivindica a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.
A programação, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 1º de outubro, inclui abertura na sede da Secretaria da Mulher e seguirá ao longo de todo o mês. As munícipes contarão com uma série de ações compostas por palestras, atividades físicas abertas ao público, eventos culturais sobre a temática, rodas de conversa e a ampliação no serviço voltado à saúde da mulher durante o mês nas Unidades de Básicas de Saúde (UBS), como coleta de Papanicolau e encaminhamento de exame de mamografia para mulheres com mais de 40 anos, entre outras ações.
PROGRAMAÇÃO
Diversos órgãos da Prefeitura se juntarão à causa, realizando ações de conscientização. É o caso da Secretaria de Saúde, que além de eventos, ampliará os serviços voltados ao público feminino nesse período.
Nas redes sociais da Secretaria da Mulher, pelo Instagram oficial, haverá também informação e aulas on-line. Para essas ações está programado no dia 5/10, às 10 horas, um bate-papo com o médico ginecologista Francisco Fabbri, responsável pela Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Mulher. Ele falará sobre “Sinais e Sintomas do Câncer de Mama”. Na quarta-feira, dia 7, haverá uma aula à distância de Pilates, às 10 horas. Já no dia 26/10, às 18 horas, será a vez da aula de yoga.
Já para as atividades presenciais, a Secretaria da Mulher programou para as integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama um bate-papo com a psicóloga Patrícia Salomão no encontro chamado “Chá com as Amigas”.
A agenda continua do dia 13 ao dia 27 com a exposição “Outubro Rosa”, com produtos artesanais confeccionados pelas alunas de artesanato da Secretaria da Mulher, que vão explorar o tema.
No dia 13, às 9 horas, no Parque Municipal Dom José, na Vila Porto, acontecerá uma aula de alongamento ao ar livre. No dia 18, às 10 horas, no Espaço Gourmet da Secretaria da Mulher tem Oficina Prática de Alimentação Saudável. No dia 20 de outubro haverá, às 10 horas, uma roda de conversa sobre “Direitos dos pacientes com câncer”.
No dia 23 (quinta-feira) acontece a tradicional Caminhada Rosa, com saída às 8 horas do Ginásio Poliesportivo José Corrêa (Centro) até o Parque Municipal Dom José (Vila Porto).
A programação completa, que se estende até o dia 27 de outubro, pode ser acessada pelo link shorturl.at/iISW3.