A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) da Prefeitura de Barueri tem intensificado ações para reforçar a importância da acessibilidade também em estabelecimentos comerciais. Por isso, pensando em diminuir essas barreiras entre o comerciante e o consumidor com deficiência, uma Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Secretaria auxilia e orienta os comerciantes, sejam de grande ou pequeno porte, a adequarem o acesso a seus espaços para pessoas com a mobilidade comprometida.
Dados da Prefeitura, apoiados em pesquisa realizada por uma empresa especializada em soluções inclusivas para consumidores com deficiência, a Inclue, mostram que mais de 67% dos entrevistados relataram não haver acessibilidade nos estabelecimentos comerciais que costumavam frequentar, além da falta de capacitação de funcionários em lidarem com clientes com deficiência. Dentre as principais reclamações constam degraus na entrada dos estabelecimentos, falta de rampa, banheiros adaptados, além da própria circulação dentro desses ambientes.
O secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva, alerta que o comerciante pode solicitar a visita técnica da CPA para vistoriar a obra e indicar possíveis correções. Essa comissão é composta por engenheiros, arquitetos e outros profissionais técnicos que têm como missão não apenas fiscalizar, mas também orientar o empreendedor engajado em transformar o seu espaço físico acessível para todos os públicos. “Além de ser uma responsabilidade social, o comerciante acaba ganhando mais clientes. É um investimento que melhora a reputação da loja ou comércio. Todos ganham. A nossa secretaria está disposta em oferecer toda a orientação técnica que precisar”, ressalta o secretário.
Para solicitar a visita técnica, seja pessoa física ou jurídica, basta enviar um e-mail para cpa@barueri.sp.gov.br.