Início Cidades Novembro Negro em Osasco divulga ações em celebração à ‘Nossa Ancestralidade’

Novembro Negro em Osasco divulga ações em celebração à ‘Nossa Ancestralidade’

0
Evento teve sua abertura realizada nesta semana - Foto: Marcelo Deck

Para marcar o mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), promove na cidade ações do programa Novembro Negro, com programação especial intitulada “Nossa Ancestralidade” de oficinas, shows e uma série de atividades.
Como parte da programação, entre a quarta e quinta-feira desta semana (dias 3 e 4) aconteceu a ação Combate ao Racismo em Pauta: formação de multiplicadores, com o professor Natanael e participação da atriz e cantora Quelyna Simão. Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, o prefeito Rogério Lins (Pode) participou da abertura do Novembro Negro e destacou que a luta contra o racismo deve ser diária: “O combate ao racismo é uma pauta prioritária para o nosso governo. Essa luta não é de um mês, mas sim diária. Nós temos que lutar e combater o racismo”, disse.
Já a secretária executiva da Seppir, Amanda França, apontou que, há algum tempo, Osasco tem discutido o racismo com diversos segmentos da sociedade: “Nós estamos trabalhando para apresentar uma pauta antirracista. Já discutimos o tema inicialmente com os professores da rede municipal, recentemente com os policiais militares e agora também com a Guarda Municipal. Nós estamos num momento de construção e isso nos motiva e nos dá mais forças para continuar”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

De quarta-feira, 3, até o início do próximo mês, dia 1º/12, será desenvolvida a atividade “Saúde Integral da População Preta” nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para acolhimento com bate-papo sobre as especificidades da saúde da população e capacitação da equipe da unidade de saúde. A agenda completa está disponível no Instagram da Seppir: @seppirosasco.
Neste sábado, dia 6/11, às 10 horas, acontece o Projeto Viela Vive, que prevê a revitalização com grafite e paisagismo da viela da rua Cuiabá, no Jardim Rochdale. Também serão realizadas monitorias “Conhecendo nossa ancestralidade” com alunos das escolas municipais, de 8 a 26/11, das 8h30 às 11h30, na Casa de Angola (avenida Visconde de Nova Granada, 513, km 18). A ação será aberta ao público em geral, sempre das 14 às 16 horas.
A caminhada “Tributo à Ancestralidade” com representantes das religiões de matriz africana está prevista para 13/11, às 10 horas, com saída do calçadão da rua Antônio Agu e encerramento na Casa de Angola.
Por fim, no dia 15/11, às 19 horas, o Festival Cultural Capoeira Dende Maruo e a homenagem aos Mestres Capoeiristas chegam à Casa de Angola. Quem for ao local poderá ainda participar de um “aulão” com o Mestre Tucano.

 

Sair da versão mobile