Início Cidades Em dia de homenagens, conselheiros tutelares fazem reivindicações ao prefeito de Osasco

Em dia de homenagens, conselheiros tutelares fazem reivindicações ao prefeito de Osasco

0
O prefeito (ao fundo) ouviu as reivindicações e marcou novo encontro com os conselheiros - Foto: Marcelo Deck

Na tarde de quinta-feira da semana passada, dia 18/11, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), recebeu os 15 conselheiros tutelares da cidade em sua Sala de Reuniões, que ali estiveram para apresentar uma pauta de reivindicações, como a humanização no atendimento do Hospital e Maternidade Amador Aguiar; zerar a demanda reprimida do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); agilizar o processo de atendimento no Programa Acolher; mudança da referência salarial; criação dos vales alimentação e refeição, além do auxílio-saúde; dentre outras.
O Conselho Tutelar é um órgão municipal autônomo que age na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A cidade conta com três conselhos, um no Centro, um na zona Sul e outro na zona Norte. Cada conselho conta com cinco membros titulares e cinco suplentes, os chamados conselheiros tutelares.
Segundo a Prefeitura, de posse das reivindicações, o prefeito teria se comprometido em analisá-las, já convocando um novo encontro, na terça-feira, dia 30/11, quando acontece uma reunião de trabalho com os secretários de Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social. “São pautas justas e legítimas, porém precisamos verificar a legalidade das demandas. Esse cuidado é necessário porque o dinheiro que administro não é meu, são recursos públicos”, explicou Lins
Depois disso, já na Sala Osasco, a Secretaria Executiva da Infância e Juventude da Prefeitura promoveu uma homenagem aos conselheiros tutelares de Osasco, em alusão ao Dia Municipal desses profissionais, celebrado no mesmo dia 18, de acordo com a Lei nº 4.838, de 2017.
A solenidade contou com a presença do próprio prefeito Rogério Lins; da vice-prefeita Ana Maria Rossi; da secretária Executiva da Infância e Juventude, Vitória Silvestre; dos secretários Sérgio Di Nizo (Governo) e Cláudio da Locadora (Cultura); do presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Pedro Paulo; do presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva; do autor do projeto que originou a Lei, Josias da Juco; demais vereadores; entre outros.
Em homenagem ao conselheiro Eronildo Gomes dos Santos, morto em maio deste ano, vítima de Covid-19, o prefeito Rogério Lins entregou flores e uma placa de agradecimento à família.

Sair da versão mobile